quinta-feira, 23 de julho de 2009

Escolas de Fraiburgo dominam o xadrez do Jesc


Modalidade foi a primeira a encerrar no regional centro-oeste dos Escolares

Os enxadristas de Fraiburgo da Escola Padre Biagio Simonetti, Daniele Cristina Donati, Raissa Coldebella, Jéssica Crestani e Daniela Pazin, e do Cefrai, Lucas Ceron Machado, Ruan Lucas Alves e Renan Serafino, foram campeões da etapa regional centro-oeste dos Jogos Escolares de Santa Catarina – Jesc, que estão sendo realizados em Canoinhas de 20 a 25 de julho, e conquistaram o direito de representar a região na final estadual em Rio do Sul de 26 a 28 de julho.

Os garotos competiram contra oito adversários e somaram nas sete rodadas da competição 18 pontos superando a EBM Concórdia, de Concórdia, que ficou na segunda colocação com 14,5 pontos, e o NE Jornalista Hermínio Milis, de Porto União que terminou em terceiro lugar com 12,5 pontos.

As meninas da professora Dayane Zardo também competiram contra oito adversários mas tiveram uma vitória mais apertada. Elas atingiram 13,5 pontos, contra 11,5 da EM São Francisco, de Luzerna e 10,5 da EM André Rebouças, de Campos Novos.

Os resultados favoráveis ás equipes de Fraiburgo não vieram por acaso. São frutos do Projeto Xadrez na Escola, implantado no ano de 2001 pelo professor Juliano Zonta, apoiado pela Associação Clube de Xadrez Fraiburguense, que atua desde 2003, e congrega mais de 700 alunos das escolas das redes municipal, estadual e particular. Neste projeto, o xadrez é matéria obrigatória para alunos da 1ª a 5ª série do Cefrai, escola particular, e Juliano, mais a professora Thais de Moraes, trabalham de forma itinerante ministrando aulas de xadrez e descobrindo talentos em todas as escolas da rede pública do município.

Nenhum comentário: