Foi divulgada pela coordenação executiva da campanha “Quem Financia a Baixaria é contra a Cidadania” o 16º Ranking da Baixaria na TV. O evento promovido pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados ocorreu em audiência pública e elegeu um campeão: o programa esportivo “Jogo Aberto”, da TV Bandeirantes.
Comandando por Renata Fan, o noticiário, que se prende basicamente ao debate futebolístico, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 11h45. Além da apresentadora, comentaristas, como Osmar de Oliveira, Ulisses Costa, Leandro Quesada, Neto e o ex-árbitro Oscar Roberto Godói compõem a cena.
O programa foi alvo de oitenta e oito denúncias. Dentre os cinco programas mais contestados, dois são reincidentes e da esfera do entretenimento: o "Super Pop" e o "Pânico na TV!", ambos da RedeTV!.
As principais reclamações dos telespectadores que serviram como norte para a elaboração do relatório foram: apelo sexual, incitação à violência, apologia ao crime, desrespeito aos valores éticos da família e horário impróprio.
Do último ranking, divulgado em outubro de 2008, até o atual, foram recebidas 874 denúncias, por intermédio do site da campanha (www.eticanatv.org.br) e do Disque Câmara (0800 619 619).
“Quem Financia a Baixaria é contra a Cidadania” nasceu em 2002, fruto de deliberação da VII Conferência Nacional de Direitos Humanos, maior evento anual do setor no país. O espírito da decisão foi criar um instrumento que promovesse o respeito aos princípios éticos e os direitos humanos na televisão brasileira.
Participaram da Conferência cerca de 1.500 pessoas, entra lideranças e militantes em direitos humanos. Muitos lutaram contra a censura no regime militar, e agora estão engajados na campanha para resgatar o significado contemporâneo da liberdade de expressão e de formação de uma opinião pública crítica baseada nos valores humanistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário