sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Santa Catarina aprova lei obrigando câmeras de vigilância em estádios locais

Projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa; caráter preventivo é utilizado como justificativa

A partir de agora, quaisquer passos em falso dados por torcedores catarinenses serão registrados em vídeos, podendo ser utilizados para futura punição. Isso porque a Assembleia Legislativa do Estado aprovou projeto de lei nº 290/08 que prevê a obrigatoriedade da instalação de sistemas de vigilância, por meio de câmeras em estádios de futebol, ginásios desportivos e arenas multiuso credenciados para a realização de jogos oficiais.

O projeto do deputado estadual Edison Andrino (PMDB) será encaminhado agora para o gabinete do governador Luiz Henrique da Silveira. Se sancionado, entra em vigor na sequência - os clubes terão um prazo de 180 dias para se adequar à lei.

“O sistema de vigilância tem um caráter preventivo, porque à medida que você sabe que está sendo filmado, deixa de cometer crimes, pois será flagrado pelas câmeras”, acredita o parlamentar.

Tal iniciativa foi elogiada por José Nilson Zunino, presidente da Associação de Clubes de Futebol de Santa Catarina. A única ponderação do sindicalista é em relação ao alto custo para a implementação desse sistema nas praças.

“Nos estádios da grande maioria dos clubes catarinenses que disputam a primeira e a segunda divisões do Estadual não cabem nem cinco mil pessoas. Se eles tiverem que gastar dinheiro com as câmeras de monitoramento ficará inviável, pois elas têm um custo alto”, argumentou Zunino.


Nenhum comentário: