CED escolheu na última terça-feira os eleitos do ano depois da indicação on-line
O Conselho Estadual de Esporte, que esteve reunido durante toda a terça-feira, dia 24, escolheu os nomes que serão agraciados com o Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte. A homenagem é feita em cinco categorias: melhor atleta, atleta revelação, melhor técnico, melhor equipe e melhor entidade esportiva.
A entrega do prêmio acontecerá no dia 7 de dezembro no Hotel Cambirela, às 19h30min, junto com a cerimônia da Comenda do Mérito Esportivo. Os escolhidos foram Bruno Resende, Lucas Prado, Angélica Roberta Passold, Marcos Pacheco, equipe Ciser/Araldite/Univille e a Unoesc.
O Troféu Gustavo Kuerten foi criado no ano de 2008 com o objetivo de homenagear os destaques esportivos catarinenses na temporada.
O evento tem a chancela do Governo do Estado de Santa Catarina, da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, CED, Fesporte e Instituto Guga Kuerten. A primeira parte do processo de escolha dos agraciados foi feita via votação pela internet.
O processo iniciou no dia 7 de outubro e encerrou no último dia 23 de novembro. Ao todo, 3.148 pessoas participaram da votação. Já a escolha final dos cinco agraciados ocorreu na última reunião do CED esta semana.
Na categoria melhor atleta, houve uma escolha dupla, uma vez que os conselheiros optaram por dar o prêmio também a um para-atleta. Com isso, Lucas Prado, que ganhou três medalhas de ouro nas Paraolimpíadas de Pequim, em 2008, e treina em Joinville, foi um dos eleitos como melhor atleta. O outro agraciado também nesta mesma categoria foi o jogador de vôlei Bruno Resende, levantador da equipe Cimed de Florianópolis, tricampeão da Superliga Masculina de Vôlei, tricampeão da Copa dos Campeões e eleitos melhor levantadores da competição, além de medalha de prata pela Seleção Brasileira em Pequim.
Como atleta revelação à escolhida foi Angélica Roberta Passold, do xadrez de Blumenau. Medalha de ouro nas Olimpíadas Escolares Brasileiras em Poços de Caldas. A enxadrista também integra a equipe brasileira que disputará o Sul-americano, Escolar de 28 de novembro a 6 de dezembro no Equador.
Já o melhor técnico escolhido foi Marcos Pacheco, técnico de vôlei da equipe Cimed e tricampeão da Superliga Masculina de Vôlei. Na categoria melhor equipe, a votação foi para a equipe de basquete da Ciser/Araldite/Univille, de Joinville, semifinalista do Novo Basquete Brasil da temporada passada e a equipe tetracampeã dos Jogos Abertos e terceira colocada no Sul-americano de Clubes, realizado no início de novembro no Equador.
Por último, como melhor entidade esportiva, o troféu irá para a Unoesc, Universidade do Oeste de Santa Catarina, que com seus cinco campi espalhados pelas cidades de Joaçaba, São Miguel do Oeste, Xanxerê, Videira e Chapecó vêm fazendo um excelente trabalho na área do desporto universitário, com destaques para modalidades como futsal, vôlei masculino e feminino, judô, atletismo, handebol, dando bolsas de estudos para atletas que se destacam nas diversas modalidades e atuam nas equipes esportivas mencionadas.
A Unoesc também começa a construí um Complexo Esportivo de Excelência no seu campus principal em Joaçaba com pista de atletismo e parque aquático, além de quadras poliesportivas. A universidade também foi patrocinadora da equipe de futebol profissional da Chapecoense, principal força do Oeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário