sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Caxias vira Centro Nacional de Referência em Canoagem

Os resultados conquistados em 2009 foram os melhores da história da canoagem brasileira. Sensibilizada pelo bom desempenho e pelos projetos sociais desenvolvidos na cidade, a prefeitura de Caxias do Sul contribuirá com R$ 48 mil à modalidade, que encontra dificuldade para a renovação de patrocínios. Sede da seleção brasileira, Caxias passa agora a ser o Centro Nacional de Treinamento de Canoagem Velocidade, voltado ao alto rendimento e referência no país.

As mudanças foram apresentadas na quarta-feira, na prefeitura, pelo presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Schwertner, pelo secretário municipal de Esporte e Lazer, Felipe Gremelmeier, e pelo técnico da equipe, Álvaro Koslowski.

Campeã pan-americana de canoagem pela primeira vez este ano, a seleção conquistou também o título do Sul-Americano em 2008. Além disso, brilhou no Mundial do Canadá: trouxe duas medalhas, uma de prata, na categoria paraolímpica, e uma de bronze, na canoa. O Brasil nunca havia conquistado uma medalha em um Mundial antes. O atleta Edson Isaías da Silva também se destacou: foi o quarto colocado na prova individual dos 200 metros, e ficou a menos de um segundo do campeão. A intenção é classificar esses atletas para os Jogos Olímpicos de Londres/2012.

Os atletas acabam servindo de exemplo para as cerca de 500 crianças atendidas pelo Projeto Navegar em Caxias, que ensina canoagem, remo e vela gratuitamente. Cinco atletas que estão na seleção começaram no Navegar. Aqueles que atingem um nível intermediário podem praticar na escolinha da Associação Caxiense de Esportes Náuticos.

Mesmo com tudo isso, a canoagem enfrenta dificuldades, já que dois patrocinadores não renovaram, o que ameaça a continuidade. A modalidade tem permanência em Caxias garantida apenas até março.

Para dar sequência, falta captar R$ 40 mil. Koslowski salienta que o apoio é via lei de incentivo ao esporte, ou seja, sai do imposto que já seria pago pela empresa. Além da prefeitura, a Randon também contribui, assim como a UCS, que propicia bolsas aos atletas da seleção.

Nenhum comentário: