Direção da Federação Catarinense de Basketball (FCB), representantes de Lages e de oito cidades do Estado participaram de reunião para a reativação da Liga de Basquete de Lages. O encontro foi ontem à noite e já ficou "formatada" uma competição para daqui a 20 dias. Lages e Campos Novos são candidatas a receber o evento que envolverá meninos e meninas da sub 15.
O presidente da FCB, Oscar Archer, (na foto à esquerda de Marcelo Kowalski) explica que o encontro visou formar ligas de basquete regionais para reduzir custos e organizar a administração. Por conta disso representantes de Videira, Curitibanos, Rio do Sul, São Joaquim, Fraiburgo, Campos Novos, Caçador, Joaçaba, além de Lages foram convidados.
Disse ainda que a Federação pretende realizar competições regionais e se alguma liga quiser disputar Estaduais está livre, mas reiterou que o principal objetivo das ligas é trabalhar com as categorias de base.
O presidente lembrou que em março de 2006 foi fundada uma Liga Serrana de Basquete em Lages e que atualmente está desativada. Para ser retomada, a liga lageana terá que formar um estatuto, realizar eleições para daqui a 45 dias e depois organizar as competições.
"Viemos para Lages para conhecer a realidade do basquete", conta Archer que está no quarto mandato, sendo 15 anos à frente da entidade. Nesse período promoveu a fundação de seis ligas. "Umas vão de vento em popa e outras nem tanto, mas vamos fazer alguma coisa para corrigir, ainda está em tempo de se mexer", comenta.
Segundo ele, o basquete catarinense que tem 95 anos é o terceiro colocado no ranking nacional das categorias de base. Só perde para São Paulo e Rio de Janeiro. E para crescer ainda mais a ideia é implantar ligas no Estado.
Oscar também apresentou um projeto elaborado pela federação que leva o basquete de rua para todas as pessoas sem distinção, que não têm acesso aos clubes. "É um projeto de inclusão social que foi lançado no aniversário de 284 anos de Florianópolis", explica se referindo às tabelas itinerantes que são reguláveis para crianças e adultos e podem ser montadas facilmente.
"Basta as ligas ou fundações pedirem e a federação monta a estrutura no local. Nós vendemos ideia para a empresa", explica o diretor jurídico da federação catarinense, José Alberto Valle Pereira, que também veio acompanhado pelo diretor de árbitros José, Carlos Conte. A Federação Catarinense de Basketball tem sede em Florianópolis.
Fonte:Correio Lageano
Nenhum comentário:
Postar um comentário