Encontro reúne representantes de Santa Catarina e elegerá delegados para evento nacional
Começa hoje (29/04), às 9h da manhã, no Hotel Maria do Mar, em Florianópolis, a 3ª Conferência Estadual do Esporte. O encontro reunirá mais de 400 representantes do Estado com o intuito de discutir questões pertinentes ao esporte e apontar ações visando construir um programa de metas para os próximos 10 anos, considerando-se que o país será palco de grandes competições mundiais, como a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016.
A Conferência Estadual também elegerá pelo menos 30 delegados para representar Santa Catarina na 3ª Conferência Nacional do Esporte, organizada pelo Ministério de Esporte e que acontecerá de 3 a 6 de junho em Brasília.
Durante todo o mês de abril, em diversas cidades de Santa Catarina, foram realizadas as conferências regionais que contaram com a participação de mais de 2 mil pessoas. Dessas discussões foram indicados os representantes que estarão em Florianópolis nos próximos dois dias dando continuidade às discussões.
Temas como o sistema nacional de esporte e lazer; formação e valorização profissional; esporte, lazer e educação; ciência, tecnologia e inovação; futebol; esporte de alto rendimento; saúde e qualidade de vida; financiamento do esporte; esporte e economia além de infra-estrutura esportiva estão na pauta de discussão durante os dois dias do evento. O objetivo é propor ações em cada um desses itens para que o Estado e o país possam se tornar uma potencia esportiva nos próximos anos.
Segundo o presidente da Fesporte, Pedro de Oliveira Lopes o documento a ser finalizado depois de todo esse processo de discussão, pode servir de base para qualquer plano de governo na área de esporte. “Com a conferência estadual e nacional podemos definir prioridades e ainda formular um programa de políticas públicas para o esporte com a participação das empresas privadas e de toda a sociedade”, salienta.
Além de Santa Catarina, os demais estados brasileiros também estão realizando os mesmos debates sobre o Plano Decenal para o esporte visando a Conferência Nacional. Segundo o Ministro do Esporte, Orlando Silva, a conquista para sediar alguns dos maiores eventos esportivos do mundo, deve significar um impulso às ações da Política Nacional do Esporte no Brasil, viabilizando um maior acesso às crianças e jovens ao esporte e lazer, bem como uma ampliação e o desenvolvimento das carreiras esportivas, assim como um aumento no financiamento do esporte e da sua infra-estrutura.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário