Disputas iniciam na tarde desta sexta-feira em Itajaí
Para tornar os jogos mais justos e equilibrados, foi realizada na manhã desta quinta-feira (24/6), no Centreventos Itajaí – Marejada, a classificação funcional da modalidade de bocha DF (deficientes físicos), modalidade que estréia nesta sexta-feira e que abre as disputas dos 6º Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina – Parajasc.
Segundo a classificadora funcional, Monique Lima, do Rio de Janeiro, “é feita a avaliação da funcionalidade do para-atleta, e não a sua deficiência, ou seja, são analisados quais os tipos de movimento que ele tem possibilidade de realizar, e não o que ele não pode fazer”. Com esta avaliação os para-atletas são agrupados em classes, dez no total (cinco para cadeirantes e cinco para andantes), de acordo com suas limitações, sendo que ficam nas mais altas os menos deficientes.
Monique é classificadora funcional internacional do tênis de mesa e reconhecida pela Federação Internacional (ITTF), que proporcionou a ela um curso específico; mas baseada nos movimentos da bocha, estabeleceu critérios e pré-requisitos para montar a classificação dos para-atletas da bocha DF, modalidade que não faz parte do programa paraolímpico, e nem possui programação de competições internacionais.
Pela pouca quantidade de atletas inscritos na bocha DF, as competições serão realizadas na classe “open”. Assim, embora todos tenham sido classificados - esta classificação serve de base para outras competições nacionais - os bochófilos serão reunidos em apenas duas categorias, andantes e cadeirantes.
A modalidade que terá a participação de para-atletas de 16 municípios inicia no nesta sexta-feira. Os cadeirantes jogam na Cancha do Taia, a partir da 13h, ; abre a programação o confronto entre as meninas de Jaraguá do Sul x Lages. No mesmo horário, na Metalúrgica São João, as equipes masculinas de Caçador x Brusque, abrem a competição da classe andante.
Nesta sexta-feira (25/6) será feita a classificação funcional do tênis de mesa.
Álvaro Roberge
Assessoria de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário