sexta-feira, 25 de junho de 2010

Integração e qualidade de vida estão acima dos resultados

Atletismo estréia neste sábado nos Parajasc

Os Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina seguem suas disputas neste sábado (26/6), na cidade de Itajaí, com a estréia da modalidade de atletismo nos segmentos deficiente intelectual (DI) e deficiente auditivo (DA). As provas começam às 9h, Pista Municipal de Atletismo de Itajaí e continuam ainda no domingo. Nos dias 28 e 29 (segunda e terça-feira) acontecem as provas para os segmentos deficientes físicos (DF/cadeirantes e andantes) e deficientes visuais (DV).

As modalidades que tiveram início nesta sexta-feira, basquete DI, bochas DA, DF An, DF Cad, DI, DA, futsal DA e DI, e tênis de mesa, terão a realização da segunda rodada

Nesta sexta-feira, no futsal DI, foram abertos os jogos da modalidade de futsal no segmento deficiência intelectual (DI). Em partida equilibrada tecnicamente e também no placar, São Lourenço do Oeste e Jaraguá do Sul empataram em três gols, no ginásio João Collares. O jogo foi válido pela primeira rodada da fase de classificação do futsal.

Para os técnicos das equipes, Vanderlei Gessner, de Jaraguá do Sul, e Tânia Tatit, de São Lourenço do Oeste, o resultado do jogo, na realidade, é o que menos interessa. Os professores que atuam nas Apaes de seus municípios visam, além da inclusão social e a participação, a qualidade de vida, já que um dos problemas que afetam os para-atletas é a obesidade, constante entre eles.

Na equipe de Jaraguá, os atacantes Ivandro e Isael, o central Isaac e o goleiro Cristiano, não freqüentam mais a Apae pois já foram encaminhados para o mercado de trabalho. Isso obrigou o técnico Gessner a marcar os treinamentos da equipe para o domingo de manhã.

No time de São Lourenço, o fixo Clodivaldo também foi encaminhado ao mercado de trabalho e presta serviço na indústria de massas Parati.

O time formado há 10 anos (veio a todas as edições do Parajasc), também participa de competições regionais, da qual é a atual campeã, estaduais e nacionais dos Jogos das Apaes. Mesmo pensando primeiramente no bem estar de seus para atletas, a técnica Tânia busca melhorar o rendimento da equipe que no primeiro Parajasc foi o 18º colocado e no ano passado ficou com o terceiro lugar.

Álvaro Roberge

Assessoria de Comunicação – Fesporte

Nenhum comentário: