Evento será de 06 a 11 de setembro em São Paulo
“Estamos confiantes de que Santa Catarina viaja para brigar pelo primeiro lugar na classificação geral”. A frase de Ademar Silva, gerente de esporte de base e inclusão da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), retrata o espírito em que os catarinenses competirão nas Paraolimpíadas Escolares Brasileiras, que ocorrerão de 06 a 11 de setembro em São Paulo. No evento do ano passado, destinado a atletas com deficiência, realizado em Brasília, Santa Catarina ficou em terceiro lugar no quadro geral de medalhas ao conquistar 52 sendo 30 de ouro, nove de prata e 13 de bronze.
A delegação catarinense deverá ser formada por 132 pessoas entre para-atletas, dirigentes, técnicos e auxiliares. Segundo Ademar, até o dia 20 deste mês a Fesporte, que gerenciará a delegação catarinense, fechará um número exato de atletas. Os catarinenses disputarão em duas categorias: de 12 a 15 anos, com os para-atletas destaques dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc), realizados em junho, em Caçador, e também com os melhores participantes de 16 a 19 anos dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), ocorridos em Itajaí, também em junho.
Os catarinenses brigarão por medalhas nos segmentos deficiência física (DF), visual (DV) e intelectual (DI) nas modalidades de atletismo, natação, tênis de mesa, goalball e bocha paraolímpica, principalmente contra Rio de Janeiro e São Paulo, que ao lado do Mato Grosso do Sul estão entre os favoritos. Rio de Janeiro é o atual campeão da competição que é realizada pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro.
Para Ademar Silva, a confiança em brigar pelo título geral está em todo trabalho que vem sendo feito em dois eventos estaduais. “Os Parajasc já estão na sexta edição e os Parajesc foram realizados pela primeira vez em 2010. São dois eventos únicos no paradesporto brasileiro e agora com a inclusão dos Parajesc no calendário da Fesporte acreditamos estar transformando Santa Catarina em um celeiro de bons para-atletas, e isso já pode ter um reflexo positivo nas Paraolimpíadas Escolares”.
Antonio Prado
Assessoria de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário