sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Fesporte e integrantes das federações de deficientes discutem regulamento dos Parajasc

Reunião aconteceu nesta quinta-feira em Florianópolis

Representantes das federações de deficientes de Santa Catarina e integrantes da Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte), estiveram reunidos nesta quinta-feira, 25, no Hotel Baía Norte, em Florianópolis, para analisar questões pertinentes ao paradesporto. Entre os assuntos discutidos estava o regulamento dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), que este ano foi realizado em Itajaí com a presença de mais de 1.600 atletas de 60 municípios. Também foi apresentado, pelo presidente da Associação Brasileira de Handebol em Cadeira de Rodas, Décio Roberto Calegari, um pedido para a realização do Mundial da modalidade em SC no ano de 2011.

Participaram do encontro o presidente da Fesporte, Pedro de Oliveira Lopes; além da  diretora de esporte, Lílian de Fátima Pinto; o gerente de esportes de base inclusão, Ademar Silva; o gerente de participação Jorge Fernando Salm, e ainda os presidentes das federações 

Carlos Roberto Sestrem (Federação Catarinense de Desporto de Cegos e Baixa Visão; Walter Rieg (Federação de Surdos); Jefferson Roberto Seeber (Federação Desporto Deficiente Mental); Wolsiu Waltrick (Federação de Entidades de Deficientes Físicos) e também representantes de outras entidades ligadas aos deficientes.
O objetivo do encontro era discutir propostas e analisar modificações no Parajasc, que hoje é considerado o maior evento paradesportivo do país, em número de participantes e ainda por reunir os quatro segmentos: deficientes físico, intelectual, visual e auditivo.

O presidente da Fesporte, Pedro Lopes, disse que era obrigação da entidade ouvir os anseios do grupo para então propor regulamentos e alterações no evento. Segundo ele, tudo será colocado no planejamento do próximo ano, independente de quem vier a assumir o comando da entidade a partir de 1º de janeiro. Pedro Lopes assumiu o comando da Fesporte em abril de 2010 e encerra seu trabalho ao final desta gestão, em 31 de dezembro próximo.

Uma das situações que deverá ser implantada para 2011 está na realização do competições regionais dos Parajasc nas modalidades que alcançarem mais 16 equipes nas incrições. Este fato deve acontecer principalmente no segmento intelectual nas modalidades de bocha e futsal. Também existe um pedido das entidaddes para que haja uma mudança na classificação geral, sendo apontado o campeão de cada segmento (auditivo, visual, intelectual e físico) e que a partir de uma pontuação em cada um desses segmentos seria definido o campeão geral.
 
Segundo o presidente da Fesporte, Pedro Lopes, as propostas serão analisadas e o que for de consenso da maioria deverá ser encaminhado ao Conselho Estadual de Esporte (CED) que deve se reunir no próximo dia 6 e 7 de dezembro. 
 
O presidente da Associação Brasileria de Handebol em Cadeira de Rodas, Décio Roberto Calegari participou da reunião em Florianópolis. Ele veio consultar a Fesporte e pedir ajudar das demais entidades para a realização do Campeonato Mundial de Handebol em cadeira de rodas, principalmente porque o Estado será palco em 2011 também do Campeonato Mundial de Handebol. “Acho que seria um a boa oportunidade de conseguirmos firmar esta modalidade no cenário esportivo”, garantiu Décio. Ela acredita que pelo menos 12 equipes de outros países estariam presentes na disputa podendo chegar até 16 ou 24 times. Segundo ele, o principal será escolher locais que garantam uma boa mobilidade urbana para os cadeirantes.

Cláudia Sanz

Nenhum comentário: