terça-feira, 22 de março de 2011

Metade das cidades poderá sofrer com falta d’água até 2015

 

Metade dos municípios brasileiros poderá ter problemas no abastecimento de água até 2015, de acordo com um estudo da Agência Nacional de Águas (ANA), publicado no Jornal Estado de S.Paulo, que avaliou a oferta e o crescimento de demanda de água nas 5.565 cidades brasileiras.

O Brasil precisará investir pelo menos R$ 70 bilhões para garantir a oferta de água de boa qualidade aos municípios até 2025, quando a população deverá alcançar cerca de 196 milhões de habitantes.

O estudo mostra ainda que o investimento maior, quase 70% (R$ 47,8 milhões), teria que ser destinado à coleta e tratamento de esgotos, para que evitasse a poluição nas fontes de abastecimento de água.

O documento Atlas Brasil afirma que “os problemas associados à poluição hídrica são mais evidentes nos grandes aglomerados de municípios, em função da pressão das ocupações urbanas sobre os mananciais de abastecimento público”.

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realiza audiência pública nesta terça-feira, em comemoração ao Dia Internacional da Água. O debate foi proposto pelo deputado Giovani Cherini (PDT-RS), presidente da comissão. Comemorada no dia 22 de março, a data foi criada pelas Organização das Nações Unidas (ONU) para estimular a conscientização pública sobre ações para conservação e gestão de recursos hídricos.

Giovani Cherini lembra que o acesso à água potável é uma das metas de desenvolvimento para o milênio estabelecidas em 2002, durante a Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, realizada em Johannesburgo (África do Sul). Ele explica que a intenção é reduzir pela metade o número de pessoas sem acesso à água potável até 2015.

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) estima que a escassez de água já afeta 1,2 bilhão de pessoas em todo o mundo, enquanto outros 500 milhões já começam a sofrer pela falta do recurso. O deputado ainda lembra que, além dos aspectos humanitário e social, a escassez de água tem impacto direto sobre inúmeras atividades econômicas.

Nenhum comentário: