A Secretaria de Turismo e Cultura de Videira recebeu o relatório da empresa Ibirama Rafting, que realizou nos dias 22 e 23 de outubro, uma expedição técnica de reconhecimento em 35 km dos Rios do Peixe e XV de Novembro. A iniciativa teve a intenção de verificar a possibilidade da prática de rafting e canoagem, modalidades que são caracterizadas pela descida em corredeiras utilizando botes infláveis e equipamentos de segurança.
Segundo o documento recebido pelo secretário Clemir Schmitt, o Rio do Peixe possui cerca de 5 km de corredeiras aptos a receberem o esporte de aventura. O trecho fica entre o município de Rio das Antas e o Centro de Videira e de acordo com os especialistas, as corredeiras estão entre os níveis 2 e 3+. Este último já é considerado radical.
O Rio XV de Novembro foi considerado mais brando pelos técnicos, que destacaram um trecho entre Iomerê e Videira, para a prática de bóia cross. Segundo eles, a descida com bóia é mais lenta e por não ser radical é indicada para quem quer apreciar a paisagem. “O diagnóstico foi muito positivo, além da viabilidade técnica, a empresa destacou a limpeza de nossos rios e a preservação da mata ciliar, aliada a presença de algumas espécies animais, como fator importante na beleza cênica para a prática do rafting”, aponta Schmitt.
Estudo de viabilidade econômica é o próximo passo
Clemir Schmitt explica que a partir de agora a empresa especializada deve voltar à Videira para fazer um estudo aprofundado do trecho considerado apto para a prática do esporte. Além disso, a Secretaria de Turismo e Cultura vai elaborar um estudo de viabilidade econômica para a instalação da base de rafting no município. “Queremos saber quanto custa esta instalação, contando com equipamentos, estrutura física, treinamento de profissionais, adequação dos pontos de acesso, entre outros itens necessários. Então, de posse desse quantitativo iremos buscar parceiros na iniciativa privada para colocar o projeto em prática”, diz.
O secretário aponta que a iniciativa de trazer profissionais qualificados para avaliar o potencial turístico de Videira, faz parte de um amplo projeto que está no Plano de Governo de Carelli e Dr. Jorge, que foi a criação de uma secretaria exclusiva para alavancar os setores turístico e cultural do município. A intenção é revitalizar os pontos fortes que já existem, como por exemplo, o Observatório Astronômico Domingos Forlin e o Museu do Vinho Mário de Pellegrin, mas também descobrir novas alternativas que atraiam visitantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário