A 27ª edição da Travessia Internacional da Lagoa da Conceição, que contou com a participação de 402 atletas, realizada neste domingo (06) em Florianópolis, foi dominada por nadadores gaúchos, de Porto Alegre. Entre os homens os três primeiros lugares foram dos gaúchos. A prova foi bastante disputada sendo definida nos últimos 400 metros. Carlos Eduardo Pavão confirmou o favoritismo e venceu a competição ao nadar os 2.200 metros em 23 min10s. Em segundo lugar ficou Samuel Menegon de Bona, com o tempo de 23min59s, e em terceiro, Fábio Carlos Lima, com 23 min59s.
Já a prova feminina foi menos equilibrada. Luiza Fantoni, de Porto Alegre, dominou todo o percurso e venceu com o tempo de 25 min42s, 16 segundos à frente de Gabriela Cordeiro, de Curitiba, que fez 25min58s. Em terceiro lugar ficou a campeã do ano passado, a catarinense Djenyfer Arnold, de São Bento do Sul, que nadou pela Unisul de Palhoça, com o tempo de 26 min32s. Sua chegada foi dramática, pois nos últimos 200 metros da prova sofreu câimbras o que fez a nadadora quase desistir. Precisou ser carregada para ir à área técnica para receber sua medalha.
Ao fazer uma análise da prova, o campeão Carlos Pavão, vice no ano passado, disse que a conquista foi perfeita. “Não tinha sol, vento forte e nem marola. Meu único adversário foi o Samuel Menegon, a quem pude superar somente no final”. Na verdade, a vitória foi uma revanche já que Menegon havia vencido Pavão há duas semanas na Travessia de 10km da Praia de Inema, em Salvador (BA).
No feminino, depois de receber o troféu de campeã, Luiza Fantoni, que havia vencido a Travessia em 2007, disse que este ano o nível da prova melhorou. “A cada edição que participo percebo que fica mais difícil de vencer pelo bom nível das competidoras. Agora é treinar mais forte para conseguir uma das duas vagas para participar do mundial de maratonas aquáticas, que será em agosto, no Canadá”.
Entre os destaques da 27ª edição da Travessia Internacional da Lagoa da Conceição, Roberto Alcalde Rodrigues, de 17 anos, de Florianópolis, que venceu na categoria portadores de necessidades especiais, com o tempo 35min18s. No pódio, de cadeira de rodas, exibia com orgulho o troféu de campão. “Não esperava vencer, pois treino em piscina, mas consegui manter a estratégia de passar meus adversários e consegui”.
Roberto – que contraiu Mielo Meningocele na coluna ao nascer e por isso tem as perna atrofiadas – tem no currículo o título de campeão mundial paraolímpico em sua faixa etária, proeza realizada em novembro nos Estados Unidos. Este ano foi também campeão pan-americano na Colômbia. Ana Paula, de Joinville, foi a campeã entre as mulheres com necessidades especiais.
A 27ª edição da Travessia Internacional da Lagoa da Conceição abriu o Circuito de Maratonas Aquáticas de Santa Catarina 2010, que tem ainda as travessias Represa Palmeiras, dia 16 de janeiro; Cidade de Itajaí (07/02), Ilha de Porto Belo (27/02), Volta à ilha de Porto Belo (28/02) e a Travessia Lago de Itá (20/03).
O Circuito de Maratonas Aquáticas é um evento da Federação Aquática de Santa Catarina (Fasc) com apoio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e do Fundesporte, além dos patrocínios de Water Planet, Mormaii, Jasmine, Correios a e Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)
Fesporte – Assessoria de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário