Quem deu o título ao Flamengo foi o Flamengo, ninguém mais. Palmeiras, São Paulo e Inter da metade do returno em diante foram deixando pelo caminho todas as chances de conquistar o Brasileirão de 2009. Os jogadores do Grêmio fizeram a sua parte no Maracanã, mas não tiveram forças para segurar a pressão de um estádio com 80 mil pessoas. Era um time de garotos e a imagem de final de jogo com alguns deles cercando Adriano para pedir a sua camisa é bastante emblemática.
O campeonato termina e não há o que reclamar. Talvez seja necessário um estudo da área técnica da CBF para evitar suspeitas e situações tipo as que surgiram nos jogos decisivos. Se a fórmula de pontos corridos agradou, há que melhorá-la, junto com a qualificação da arbitragem, isso sim um problemão o ano inteiro.
Fica bem o Andrade como o melhor técnico do Brasileirão, consagração que poderia ser do Silas pela ótima campanha do Avaí. Campeão é campeão e ninguém passa por cima de uma faixa como esta que está no peito dos jogadores e comissão técnica do Flamengo.
Falando em Avaí é injustiça a ausência de Marquinhos entre os melhores, como também acho exagero o número de jogadores rubro negros indicados. Além do time campeão, São Paulo, Inter e Palmeiras, para ficar só nesses, poderiam determinar uma mescla mais qualificada entre os selecionados. Como quem manda na votação é o eixo em parceria com a torcida, não há como ser diferente, é um resultado subjetivo e sem suporte técnico.
O ano termina com o mercado de treinadores em aberto, a começar por aqui com Avaí e Figueirense. Entre os chamados grandes há muita expectativa no Inter, Santos e, por que não, no São Paulo e Palmeiras. Muricy foi a decepção da temporada, pois teve na mão dois times para chegar ao título e Ricardo Gomes não deu jeito no São Paulo.
Por fim, assisti o retorno da Besta em Curitiba com a estupidez de torcedores do Coritiba inconformados com o rebaixamento. Houve invasão de campo, agressão à arbitragem, a jogadores do Fluminense e a policiais. O estádio Couto Pereira foi completamente depredado, mas com isso o Coritiba não precisa se preocupar. Terá tempo suficiente para recuperá-lo, a partir da punição severa que o clube deve sofrer com interdição prolongada da sua praça de esportes, ou de guerra, como queiram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário