terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Esportes são febre do verão

Ainda no clima das férias algumas modalidades viraram febre neste verão nas praias brasileiras. Esportes derivados do futebol, do vôlei, do tênis e até mesmo do futebol americano ganharam as areias e se tornaram uma das principais diversões de famílias inteiras.

Primeiro a famosa, velha e boa “pelada” tomou conta das areias da praia. Amigos reunidos para bater uma bolinha durante a maré baixa. Depois, o vôlei tomou o espaço, ganhou força e sucesso de público. É comum andar pelo calçadão e ver disputas de futevôlei, uma mistura de futebol e vôlei, com uma rede separando os jogadores.

Não há praia sem pelada, fim de tarde sem vôlei e férias sem torneios de futevôlei, beach soccer. Mas parece que outras modalidades vão invadir a praia. Esportes como o futetênis, uma brincadeira feita entre duplas com uma bola de futebol em quadra de tênis em miniatura, com uma rede de tênis geralmente imaginária, prometem virar febre, assim como o stand-up paddle, surfe praticado com um pranchão (maior que um long board e mais larga que as normais) e com auxílio de um remo.

Outra modalidade que está chamando a atenção é o futebol americano de praia, esporte que consiste na conquista de território, com possibilidade de marcar pontos. Nesse caso, recomenda-se o uso de protetores bucais e corporais (com material menos denso que o do futebol tradicional). De acordo com as regras, pode-se usar bandeiras na cintura e arrancá-la significa o mesmo que derrubar o adversário.

Nenhum comentário: