quarta-feira, 24 de março de 2010

Conferência Estadual do Esporte prepara discussão para fórum nacional

Viabilizar a discussão em diversos setores do esporte e abrir espaço para a formulação de diretrizes e a criação de uma política pública para o esporte nos próximos anos, esses são os objetivos da 3ª Conferência Estadual do Esporte que acontece nos dias 29 e 30 de abril na Univille em Joinville. Posteriormente, delegados representarão seus respectivos estados na Conferência Nacional do Esporte que será de 3 a 6 de junho em Brasília.

Na semana passada, esteve em Florianópolis a coordenadora da Conferência Nacional do Esporte, Cássia Damiani, que veio passar orientações e distribuir alguns kits sobre o material da conferência além de pedir apoio do Governo do Estado e em especial do secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, para que se empenhe em ampliar o debate em Santa Catarina, e possibilite uma grande participação.

“É de suma importância que os catarinenses se apresentem às discussões, pois é delas que conseguiremos enumerar diretrizes e tendências para uma política pública esportiva visando os ciclos dos próximos anos que culminam com a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016. Nosso estado sempre esteve inserido no contexto esportivo nacional e internacional e não podemos ficar de fora”, explica o secretário Knaesel.

Segundo Cássia Damiani, que vem percorrendo os estados para estimular a realização das conferências estaduais, o objetivo é mobilizar cerca de 100 mil pessoas vinculadas ao esporte em todo o país. Em Santa Catarina ela acredita que esta mobilização chegue a pelo menos 4 mil pessoas.

Cássia diz ainda que o principal objetivo da Conferência Nacional é discutir um plano de políticas públicas para que o país se torne uma potencia esportiva mundial, principalmente sendo sede de eventos tão importantes como a Copa do Mundo e a Olimpíada. “Temos que pensar em tudo, na parte científica, na parte política, na infra-estrutura e em como criar uma cultura esportiva de gestão democrática que não fique apenas na responsabilidade dos governos, mas que seja um pacto federativo e inclua todos os segmentos da sociedade”, finaliza.

Durante todo o mês de abril cerca de 19 municípios catarinenses, entre eles Florianópolis, Blumenau, Joinville, Rio do Sul, Chapecó, Joaçaba, São Joaquim, Caçador, Canoinhas, Criciúma, Maravilha, Seara, Lages, Concórdia, e Araranguá, entre outros, estarão realizando os encontros regionais visando criar uma lista de discussões sobre o esporte e ainda para apontar delegados na Conferência Estadual. As inscrições acontecem até o dia 30 de março e são feitas diretamente com os integradores regionais.

A coordenadora da Conferência Estadual é Rosangela Gomes de Castro, e a comissão organizadora conta ainda com a presença de representantes do Conselho Estadual de Esportes; Fesporte; Conselho Regional de Educação Física; Tribunal de Justiça Desportiva; CONDIESEF; Secretaria de Estado da Educação; AFESC; Sistema "S"; AJIDEV; Ongs e Asesc.

Nenhum comentário: