quinta-feira, 13 de maio de 2010

Dança Coreográfica abre competição do 3º Jasti

Campeão será conhecido nesta quinta-feira (13/5) com a apresentação de mais 13 municípios

Com o Ginásio Municipal Alfredo de Borba completamente lotado, começou na noite desta quarta-feira (12/5) a Dança Coreográfica, modalidade que abriu a competição da terceira edição dos Jogos da 3ª Idade. Na primeira apresentação, 11 municípios entraram na quadra do ginásio com temas variados de dança em equipe. Pela ordem, se apresentaram Itapoá, Botuverá, Apiúna, Belmonte, Xanxerê, Caçador, Saudades, Curitibanos, São Carlos, Quilombo e Salto Veloso.

Mesmo com toda a experiência de vida, as “bailarinas” de Apiúna estavam apreensivas, pois pela primeira vez participavam de uma competição. As 14 componentes que têm entre 60 e 83 anos apresentaram uma coreografia da professora Amanda Angioletti, idealizada em cima da música “Nossa Senhora do Brasil”.

Segundo a coordenadora, Estela Maria Formagi, o grupo de ginástica da terceira idade, que existe há dez anos, incentivado pela professora Amanda, resolveu no ano passado formar também um grupo de dança. A partir daí, as “meninas” se reúnem duas vezes por semana na Sociedade Recreativa Apiúna para os ensaios visando a apresentação em festas e eventos. Ao vencerem a etapa regional estão representando a SDR de Ibirama na etapa estadual em Barra Velha.

Como a dança é bastante praticada pelos idosos, a modalidade, Dança Coreográfica, foi introduzida nos Jasti e se tornou uma das maiores atrações do evento.

Um júri formado pelos professores coreógrafos, Isabel Cristina Ouriques, de São José; Marcos Antonio Neumann Prates, de Rio do Sul; Magno Dutra, de Florianópolis; Sandra Cristina Bernardino, de Joinville; Maria Angélica Antunes Machado, de Florianópolis e Clarice de Fátima Luvison, de Campos Novos, analisam as apresentações e julgam a movimentação, a condução do grupo, o ritmo, a diversificação de passos, a expressividade, a criatividade, a elegância, a leveza e a graciosidade. A soma de todas estas notas define a classificação do grupo. A modalidade encerra na noite desta quinta-feira (13/5) com a apresentação dos grupos de Rio Negrinho, Agrolândia, São José do Cedro, Schoereder, Piratuba, Timbó, Braço do Norte, Florianópolis, Lages, Seara, Ituporanga, Chapecó e Itajaí.

Álvaro Roberge

Assessoria de Comunicação - Fesporte

Nenhum comentário: