No feminino as lutas por equipe vão decidir título
O segundo dia de competições do judô, nas categorias pesadas, disputado no Centro de Eventos José Ijair Conti garantiu o título antecipado da modalidade, no naipe masculino, para a cidade de Itajaí. O município soma 71 pontos e não pode mais ser alcançado. Florianópolis está em segundo lugar com 41 e Blumenau em terceiro com 73. No feminino, a vantagem é de Joinville, mas os atletas precisam das disputas por equipe para confirmar o troféu. Joinville soma 59 pontos contra 50 de Florianópolis e Blumenau é a terceira colocada com 34 pontos.
Dois jovens peso-pesados foram as atrações do dia. A final masculina levou ao tatami Artur Ravanelo Silva, de 16 anos, representante de Itajaí, e Tiago Vieira, de Florianópolis, um ano mais velho. Um wazari definiu o combate em favor de Artur, que voltou a treinar em Itajaí depois de passar por São Paulo, no Projeto Futuro, do governo daquele estado.
Apesar da pouca idade, ele está prestes a abandonar o esporte: “Quero cursar direito e, a não ser que apareça alguma competição antes do final do ano, vou me dedicar apenas ao estudos”, avisou o campeão. Artur é filho de Robson Silva, que lutava por Chapecó e foi um dos maiores adversários de Fabiano Zambonetti , técnico de Itajaí.
Zambonetti e o outro treinador da equipe, Marco Antônio Otávio, estavam felizes com os resultados. “Trabalhamos em nossas academias com o social sem esquecer do rendimento”, lembraram os dois. E a resposta veio com o título em quatro medalhas de ouro, duas de prata, uma de bronze e um quinto lugar.
No pesado feminino a vencedora foi Desirée de Oliveira Ramos, de Joinville, também com 16 anos, que derrotou na final Bruna de Freitas, de Florianópolis. Desirée ganhou por ipon as três lutas que disputou, desempenho normal para uma super atleta que está nos Joguinhos participando também do atletismo, modalidade que já lhe garantiu medalha de bronze no lançamento de martelo. Nesta terça-feira pela manhã ela participará das lutas por equipe e à tarde volta à pista da Unesc para tentar mais uma medalha no lançamento de peso.
Ainda assim Desirée não terá tempo para descanso. Seus treinadores, Paulo Sérgio Silva, e Icrassir Rosa, ainda não confirmaram sua participação nos Jogos Abertos em setembro, mas em outubro é certo que ela terá compromisso com a Olesc, competição da sua faixa etária. Seus técnicos dedicam atenção especial e mostram muito carinho pela menina que luta por Joinville desde os 9 anos. “Eu quase deixei o judô pelo atletismo. O Paulo e o Icrassir insistiram e decidi seguir nas duas modalidades”.
Mário Medaglia
Assessoria de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário