quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Nível técnico do caratê será uma dos melhores dos últimos anos

Competições começam nesta quinta-feira em Criciúma

O aumento de número de atletas e o melhor nível técnico da história dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. Esta é a opinião de Durci da Silva Nascimento, presidente da Federação Catarinense de Caratê, para a modalidade que estréia nesta quinta-feira (26) às 8h horas no Centro de Eventos José Ijair Conti.

Para o presidente da federação, com o aumento de idade dos Joguinhos para até 19 anos, muitos municípios estão mandando para Criciúma atletas da categoria adulto com experiências em campeonatos nacionais e alguns até internacionais. “Há caratecas muito bons que estarão disputando seu sexto Joguinhos, e isso não seria possível se a idade continuasse até os 16 anos, como acontecia nos anos anteriores”.

As competições começam nesta quinta-feira com as demonstrações de kata individual e por equipes. À tarde, a partir das 13h30, haverá as lutas de kumite masculino, categoria até 50 kg, e feminino, até 45 kg. Na sexta-feira (27), prosseguem as competições com lutas de kumite individual no masculino e feminino. No sábado (28), a modalidade encerra-se com o kumite individual e por equipes.

Participam desta edição dos Joguinhos 300 atletas de 24 municípios no masculino e 22 no feminino. Brusque, no masculino, é o atual campeão da modalidade. No feminino Blumenau venceu as três últimas edições.

Entre os principais nomes do naipe masculino estão Matheus Alexandre, de Florianópolis, na categoria até 55 kg, que foi campeão catarinense do ano passado e é o atual líder do ranking estadual. Diogo Medeiros, de Itajaí, na categoria até 60 kg já foi campeão brasileiro, sul-americano e é o atual campeão dos Joguinhos. Rodrigo Santiago, de Blumenau, categoria até 75kg, e Jonathan Maciel, de Joinville, até 70kg, são campeões estaduais.

Pelas mulheres, os nomes de destaque são Tainá Alexandre, de Florianópolis, categoria até 50 kg em que é a atual campeã brasileira, além de Thainam Foscarini, de Itajaí, pentacampeã brasileira no kata até 55 kg. Outro nome de peso é Angélica Gotzinger, de Joinville, campeã brasileira no ano passado na categoria até 60 kg.

Figuram no seleto grupo de favoritos para ganhar o titulo de campeão geral, no masculino, Blumenau, Joinville, Florianópolis e Itajaí. E no feminino Joinville, Blumenau e Itajaí.

Antonio Prado

Assessoria de Comunicação da Fesporte

Nenhum comentário: