terça-feira, 14 de setembro de 2010

Reencontro cheio de saudosismo durante dos Jasc


Atletas que disputaram a primeira edição em 1960 tiveram um momento único

O reencontro proporcionado pela Comissão Central Organizadora e a Fesporte, com os atletas e dirigentes que participaram da primeira edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina, em 1960, emocionou amigos de longa data, que não se viam há muitos anos. O prefeito de Brusque, Paulo Eccel, destacou a importância que parte dos 444 participantes tiveram na história da competição, que nesta edição do Cinquentenário reúne 7 mil. Antes da confraternização, os ex-atletas tiveram a oportunidade de conferir seus nomes no monumento, que fica defronte a Arena. O ex-tenista Guga Kuerten participou do almoço, cumprimentando os pioneiros dos Jasc.

A Fundação Municipal de Esportes de Blumenau uniformizou todos os atletas que estiveram em Brusque em 1960. Muitos dos já falecidos foram representados pelos familiares, com a devida identificação nas costas das camisas. O blumenauense Romeu Jaehrig e Luís Carlos Machado, de Florianópolis, lembraram a disputa sadia na modalidade de basquete. “A guerra mesmo era com Joinville”, observa Machado. Romeu além do basquete e do vôlei participava do atletismo. Foram 11 medalhas de ouro seguidas na prova do salto em distância.

Leonis Dumas, que defendeu Mafra e no ano seguinte se transferiu para Joinville, tornando-se recordista, em 1964, no salto a distância e em 1996, no salto com vara, nem lembra quando foi a última vez que se encontrou com Vicente Rottgers, de Tubarão. Aos 78 anos, Vicente continua trabalhando com o esporte, supervisionando todas as escolinhas, que reúnem 1,4 mil crianças de todas as idades.

O jornalista Orestes de Araújo viveu dois momentos na história dos Jogos Abertos. Em 1960 foi o técnico campeão da modalidade de vôlei feminino, por Florianópolis. O time era o mesmo da Seleção Universitária de Santa Catarina, reforçado pelas brusquenses Alva Pessi e Ruth Mosimann Hoffmann. A partir de 1972, nos Jasc de Itajaí, fez a sua estreia como repórter-fotográfico do jornal O Estado, de Florianópolis e mais tarde pelo Diário Catarinense.

Central de Imprensa da Fesporte

Orlando Pereira

Nenhum comentário: