quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Regional do Festival de Dança Mário de Andrade já tem suas datas definidas

Mais de 14 mil estudantes de 577 escolas catarinenses participam do evento

A Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) definiu nesta terça-feira (28), as sedes das etapas do Regional do Festival Escolar de Dança Mário de Andrade. O evento volta a ser realizado em 2010. O município de Iporã do Oeste receberá o Regional Oeste entre os dias 7 a 8 de outubro. Depois é a vez do Regional Centro Oeste em Ita, dias 10 e 11. A etapa Leste-Norte acontece em Ibirama dias 23 e 24 e por último, o Sul terá suas disputas entre 5 e 6 de novembro em Governador Celso Ramos.

O Festival Mário de Andrade teve, este ano, a inscrição de 14.425 estudantes (11 a 14 anos) de 577 escolas catarinenses, representando 211 municípios.

Alguns dos participantes estiveram, nesta terça-feira (28), no Ginásio de Esportes da Escola Municipal Antonio Francisco Machado, o Forquilhão, em São José, participando da etapa classificatória municipal. Cinco escolas concorreram. O primeiro lugar foi do Colégio Antônio Francisco Machado com a dança “Alma em Sombra”, seguido do Centro Educacional Renascer, em segundo, com “Dança Cigana”, e o Colégio Municipal Maria Iracema de Andrade, em terceiro lugar com a dança “Segue o Seco”. Todas as escolas classificadas pertencem ao município de São José. As duas primeiras colocadas disputarão a etapa Regional Sul do Festival no início de novembro.

Durante as disputas no Ginásio do Forquilhão participaram dois grupos convidados de escolas municipais de São José. O primeiro a se apresentar  foi o grupo de dança do Colégio Municipal Maria Luisa de Melo com a obra “Corre o tempo”. E o segundo o Centro Educacional Araucária com a dança “Na leveza da alma, a pureza do gesto”.

A jurada do festival, Letícia Gallotti, que é professora de balé clássico, gostou do evento em São José: “Já conhecia o Festival de Dança Mário de Andrade por nome e achei a proposta bastante interessante. Ver aquela garotada feliz participando foi gratificante”. João Biasotto, professor de dança de salão e também jurado concorda e acrescenta: “O nível me surpreendeu positivamente, principalmente porque sei que no nível escolar as dificuldade de infraestrutura são enormes e os alunos se superaram”.

Antonio Prado

Nenhum comentário: