terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Atletas catarinenses receberam Prêmio Brasil Olímpico do COB

Cerimônia foi na noite de segunda-feira no Rio de Janeiro

Os atletas de Santa Catarina, Tamiris de Liz, Fabiana Beltrame, Tiago Splitter e Douglas Brose foram homenageados na maior festa do esporte brasileiro com o Prêmio Brasil Olímpico 2010, destinado aos destaques do ano. Em sua 12ª edição, a cerimônia de gala promovida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) teve como tema o esporte e a juventude e foi realizada na última segunda-feira (dia 20), no Teatro do Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro.
 
A joinvilense Tamiris de Liz foi indicada pelo COB como atleta revelação 2010 na categoria escolar. A velocista de 15 anos foi campeã nas provas de 100 metros, 200 metros e revezamento medley nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, disputadas recentemente em Goiânia (GO), com destaque para a conquista do recorde dos 200 metros rasos, com o tempo de 24seg01. Em 2010, devido às vitórias nos 100 metros, 200 metros e revezamento nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) e na Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), Tamiris foi agraciada com o prêmio de atleta revelação dos Jogos Abertos de Santa Catarina e com o Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte.
 
Entre os destaques do ano eleitos pelo COB, fuguram a florianopolitana Fabiana Beltrame (remo), o blumenauense Tiago Splitter (basquete) e Douglas Brose (karatê). Natural de Cruz Alta (RS), Brose mudou-se para Florianópolis ainda criança, há cerca de 20 anos. O carateca, patrocinado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, com recursos do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Fundesporte), é campeão mundial de kumitê até 60 kg. A escolha dos melhores atletas em cada uma das 47 modalidades foi realizada por um júri composto por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte. A saltadora Fabiana Murer, campeã mundial indoor do salto com vara e Murilo Endres, eleito melhor jogador do último mundial de vôlei, foram os grandes vencedores do Prêmio Brasil Olímpico deste ano. Eles venceram a categoria melhor atleta brasileiro de 2010 no masculino e no feminino, com votos do público, através da internet e de um júri especializado. Um momento marcante da festa foi a homenagem  ao bicampeão mundial de boxe, Éder Jofre, de 74 anos, Ele recebeu das mãos de do presidente de honra da FIFA, João Havelange, o Prêmio Adhemar Ferreira da Silva, destinado a uma personagem do esporte brasileiro.
 
A cerimônia contou com as presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, do prefeito do Rio de janeiro, Eduardo Paes e do Ministro dos Esportes, Orlando Silva. Presente ainda, a diretora administrativa da Fesporte, Marúcia Antonow, na ocasião representando o presidente da Fesporte, Pedro Lopes. 
 
Durante o discurso, o presidente Lula ressaltou a importância dos investimentos em esportes para o Brasil. “Não queremos favor de ninguém. Queremos transformar o esporte num instrumento de desenvolvimneto deste país” , disse Lula.
Zenilda Stein

Nenhum comentário: