sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

SC é referência no atendimento fisioterápico durante as Olimpíadas Escolares

Duas profissionais atenderam ao grupo de atletas e até mesmo dirigentes do COB

A delegação de Santa Catarina que disputa às Olimpíadas Escolares Brasileiras de 15 a 17 anos, na cidade de Goiânia (GO), desde o dia 3 de dezembro, trouxe em seu grupo duas fisioterapeutas para o tratamento e prevenção de lesões dos atletas durante o evento. Carla Formentin da Silva e Lisiane Maria Drago de Freitas vêm desenvolvendo um trabalho bastante elogiável com os atletas mostrando total comprometimento com o trabalho e dando às melhores condições para que eles possam realizar suas atividadades e minimizando dores e lesões graves.

Carla é fisioterapeuta especialista em Terapia Manual (que visa à reabilitação física do sistema neuro-músculo-esquelético através de técnicas da terapia manual) e também conta com a eletroterapia (uso de correntes elétricas dentro da terapêutica). Ela foi cedida pela Prefeitura Municipal de Treze de Maio a pedido da Fesporte, responsável pela delegação em Goiânia, e pela segunda vez atua junto aos atletas catarinenses. Em 2009 já acompanhou o grupo catarinense nas Olimpíadas Escolares, em Maringá.

Lisiane é fisioterapeuta especialista em Medicina Tradicional Chinesa (conjunto de práticas demedicina milenar que reúnem sete métodos: Tui Na ou TuináAcupunturaMoxabustão,VentosaterapiaFitoterapia chinesaTerapia alimentar chinesa ou Dietoterapia chinesa e Práticas físicas, visando além do suporte físico o emocional dos atletas e técnicos e todos os componentes da equipe; Osteopatia (sistema de avaliação e tratamento, com metodologia e filosofia própria, que visa restabelecer a função das estruturas e sistemas corporais, agindo através da intervenção manual sobre os tecidos) e Fisioterapia Desportiva (tem como objetivo principal devolver o atleta o mais rápido possível para a prática esportiva após uma lesão).

O departamento fisioterapêutico da delegação conta com uma sala ampla e bem localizada no hotel onde a delegação está hospedada em Goiânia. Desde o dia 3 de dezembro, quando iniciou a competição, mais de 100 atendimentos já foram realizados. Toda a estrutura de trabalho e tratamentos vem recebendo elogios de todos e até mesmo de integrantes do Comitê Olímpico Brasileiro, responsável pela competição. O sucesso nos atendimentos também ganhou outros pacientes entre eles técnicos, integrantes da parte de apoio da delegação e até mesmo membros do COB, que vieram tratar dores e males causados pelo estresse do evento.

O departamento de fisoterapia catarinense virou ponto de encontro de atletas e professores, pois além do tratamento eles recebem orientações de prevenção de saúde e um suporte emocional. A modalidade que mais recrutou os atendimentos foi o atletismo, devido ao grande esforço despreendido pelos atletas e também pelo desgaste acumulado durante um ano de treinamento e competições, inclusive dentro da pista de atletismo. Foram utilizadas tanto a terapia manual, técnicas de alongamento, a eletroterapia, trabalho respiratório, acupuntura, moxabustão, osteopatia, técnicas da fisioterapia desportiva, ventosaterapia. Toda esse assistência resultaram em medalhas para Santa Catarina.

Outra modalidade em que a presença das fisioterapeutas, até mesmo em quadra, mostrou-se essencial foi a ginástica rítmica, e que exige uma atividade muscular extrema e extenuante.

As meninas representantes de SC conquistaram medalha de prata por equipe, e bronze no equipamento bola. Vôlei, futsal, basquete e handebol também receberam atendimento.

Carla Formentin da Silva

Nenhum comentário: