sexta-feira, 18 de março de 2011

Carta de esclarecimento

Carta de esclarecimentos e encaminhamentos frente ao Independente Esporte Clube

 

Caros colegas e companheiros.

 
É com extrema tristeza que venho através deste documento anunciar o meu afastamento por tempo indeterminado do até então coletivo do Independente Esporte Clube, e tentarei nas próximas linhas clarear o porque desta decisão.


Antes de qualquer elucidação, gostaria de informar a todos que o Independente Esporte Clube, teve grande importância em minha formação principalmente mas não unicamente dos meus ideais.


O meu afastamento desta bela agremiação, se deve principalmente pelo desvirtuamento da essência da mesma, pela grande demanda de tempo, da importância que a instituição tomou, e em conseqüência o pouco envolvimento de alguns indivíduos do ate então coletivo do Independente, a preguiça de alguns na evolução integral do ser e conseqüência a sociedade, e assim a contaminação e imaturidade por parte de alguns indivíduos frente as ações do Independente Esporte Clube.


Alguns Fatos são claros que nestes quase seis anos da minha vida onde estive ao lado de vários companheiros do Independente, tivemos conquistas imensuráveis, não somente em que se refere à pódio, mas avanços através da inclusão de vários indivíduos no ate então coletivo do Independente. É claro que também obtivemos inúmeras derrotas, sendo que estas sempre nos motivarão a continuar a luta, incansável e desproporcional.


Neste tempo meus finais de semana, parte de minha arrecadação financeira mensal, meu veiculo, materias pessoais, a vida de meu filho e esposa, foi integralmente dedicado ao Independente Esporte Clube, sem titubear, e é claro que isso como a propaganda fala, isso não tem preço.


Uma estante abarrotada de troféus não substitui um olhar de um ser de aproximadamente 80 centímetros te puxando pela camisa e te chamando de “Pai”, ate porque segundo Freire, sim Paulo Freire, não existe melhor ou pior, existe diferenças.


Neste momento nostálgico que se apresenta, reuniões foram feitas buscando principalmente a ruptura de alguns paradigmas, sem muito sucesso, tudo isso porque de modo geral estávamos trabalhando com Seres Humanos, que por mais que tivéssemos tentado, não temos o domínio e nem queremos sobre eles.


Entendo que mesmo me enrolando nestas palavras que pesam a sair, e pior em escrevê-las, entendo que após a ultima reunião, em uma cobrança feita por mim, em que os meninos identificassem o real problema do Independente, aconteceu o maior fracasso de nosso trabalho de seis anos, não conseguimos nem olhar para nosso próprio umbigo.


Portanto formalizo através desta carta o meu afastamento do Independente Esporte Clube.


É claro que não esquecerei o Independente, afinal ele fez parte de 1/5 da minha vida, e apagar este tempo todo da minha vida não é humano.


As minhas ações para as próximas semanas é no intuito de realizar uma transição sem maiores problemas, espero que esta bela agremiação possa continuar sem o Tico-Tico tão forte quanto sempre foi, afinal o Independente não é o Tico-Tico, muito menos é do Tico-Tico, o Independente somos todos nós.


Quero ter a certeza que sempre poderia ter feito mais, mas agora não vem a ser o momento para lamentações, sei que neste coletivo criei muito mais que colegas e amigos, tenho em vocês meus filhos e irmãos, e os momentos em que dividimos para mim não tem preço.

Obrigado de coração mesmo a você Thomas por sua postura sempre equilibrada, ao Tyago por sua incomparável coesão de grupo, ao Tainael por sua canhota decisiva e sua atenção as coisas, ao Felipe por seu silencio ponderável, ao Jamaica por sua eterna dedicação, ao Mini também por dedicação à formação integral, ao Gilberto por sua alegria em jogar, ao Bruno por sempre acreditar no grupo, ao Ricardo por suas historias, ao Vitor por sua veridicidade, ao Marcelo por sua colaboração, ao Gian Cabeção por acreditar, ao Dudu por sua cautela em falar, ao Manoel por seu respeito, ao Dino por sua confiança, ao Nilmar por sua franqueza, ao Gianzinho por sempre se manter atento quando os outros falam, ao Dedé por suas piadas, ao Léo por sua ponderação, ao Guizinho por sempre se colocar ao lado de todos, ao Negão por ser um jogador multiuso, ao Tonhão por sempre querer estar conosco, e enfim aos que chegaram agora por ultimo, Timotio, Carlos, Lucas, Marcelinho, Rapha, Pedro, Rodrigo e claro não posso esquecer dos pais que também sempre estiveram presente. É claro que agradeço a todos que estão na lista acima e todos os outros que não lembrei imediatamente por terem também cedido parte de suas vidas ao Independente onde pude compartilhar com vocês.

Para finalizar uma frase bem famosa “Ninguem educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, nós seres humanos nos educamos em coletivo mediatizados pelo mundo”.

Um forte abraço de coração e quando surgir aquele churrasco caprichado só convidar.

 
Atenciosamente
Paulo Eduardo Gonçalves da Silva – “Tico-Tico”

Nenhum comentário: