sexta-feira, 18 de março de 2011

Conta alta

O Grêmio anunciou ter fechado com a Globo.

E por especulados 5 milhões de reais por mês durante o Brasileirão, ou seja, vezes oito meses, o que dá 40 milhões por ano, embora o presidente tricolor, Paulo Odone, se recuse a falar em cifras.

Seria a mesma proposta feita ao Inter neste momento e os 40 milhões envolvem o pacote todo, TV aberta, fechada, publicidade estática, telefonia, internet etc.

O Grêmio, hoje, de um bolo fixo de 300 milhões, recebe 15 milhões por ano, ou seja, 5% do pacote, fora o pagar-para-ver, que é cada vez mais ponderável.

Mas, mantida esta proporção, numa conta simples e simplória, o pacote fixo  arcado pela Globo passaria para 800 milhões por ano, bem mais que os 516 milhões da RedeTV!.

E, é claro, nem Corinthians, nem Flamengo, nem São Paulo, nem mesmo Palmeiras e Vasco,  além do Santos , que hoje ganham mais percentualmente do que o Grêmio, aceitarão ganhar a mesma coisa que o time gaúcho — assim como os times que não fazem parte do grupo dos 12 maiores não obterão o mesmo que o tricolor.

A olho nu, a conta é alta, a conta é grande, talvez maior do que a própria Globo imaginasse pagar, mesmo para manter o bolo todo
Mas, como se sabe, jornalista não sabe fazer conta.

Embora, no mínimo, até um jornalista possa dizer que a interferência do Cade no sentido de acabar com o direito de preferência e a licitação posta no mercado pelo Clube dos 13 aumentou consideravelmente o dinheiro a ser recebido pelos clubes, mesmo dissidentes.

Que seguirão com a Globo como todos , até os não dissidentes, sempre quiseram, e  mais bem pagos.

Fonte:Blog do Juca 

Nenhum comentário: