sexta-feira, 27 de maio de 2011

Comitê Ético da Fifa abre procedimento disciplinar contra Joseph Blatter


A Fifa anunciou nesta sexta-feira que seu Comitê de Ética abriu um procedimento disciplinar para investigar o presidente, o suíço Joseph Blatter, após a denúncia do catariano Mohammed Bin Hammam, membro do Comitê Executivo da Fifa e rival de Blatter nas eleições à Presidência da instituição em 1º de junho. 
 O procedimento contra Blatter, pelo qual o presidente terá de dar explicações diante do Comitê de Ética no próximo domingo, dia 29 de maio, será aberto dois dias depois de o mesmo órgão abrir outro expediente disciplinar contra Hammam e o vice-presidente da Fifa Jack Warner, de Trinidad e Tobago, por suposta má conduta no processo eleitoral.

O pedido de Hammam de incluir Blatter na investigação da qual ele é alvo se baseia no fato de que o membro americano do Comitê Executivo da Fifa, Chuck Blazer, teria informado com antecedência a Blatter sobre possíveis pagamentos às delegações presentes a uma reunião recente da União Caribenha de Futebol (CFU), relacionada com as eleições do dia 1º, sem que este fizesse nada ou se opusesse, segundo o catariano.

"Não posso opinar sobre o procedimento que foi aberto hoje (sexta-feira) contra mim. Os fatos falarão por si só", declarou Blatter em comunicado remitido à Agência Efe.

A Fifa anunciou nesta sexta que há dois dias seu Comitê de Ética havia aberto um procedimento disciplinar contra o vice-presidente Jack Warner e Mohammed Bin Hammam, por possível violação do mesmo Código de Ética.

A abertura dos procedimentos ocorreu após a denúncia apresentada pelo integrante do Comitê Executivo e secretário-geral da Concacaf, Chuck Blazer.

A denúncia, que foi transferida ao secretário-geral da Fifa, o francês Jerome Valcke, informou sobre uma reunião da União Caribenha de Futebol (CFU), organizada conjuntamente por Jack A. Warner e Mohammed Bin Hammam e realizada entre os dias 10 e 11 de maio, relacionada as próximas eleições presidenciais da Fifa.

O Comitê de Ética realizará uma audiência com os três envolvidos no próximo domingo na sede da Fifa em Zurique. 

Nenhum comentário: