A modalidade de xadrez dos 5º Parajasc encerrou no final da manhã desta segunda-feira (8/06), no bloco D da Universidade do Contestado, em Caçador, com a definição de cinco troféus, distribuídos em três segmentos do evento.
Entre os Deficientes Físicos, Lages venceu o naipe masculino com Chapecó em segundo e Joinville em terceiro lugar.
No segmento Deficiente Auditivo masculino, o troféu foi para Chapecó enquanto que no naipe feminino, Arabutã foi a vencedora, com Concórdia em segundo e Timbó em terceiro.
Entre os Deficientes Visuais, o segmento mais diferenciado desta modalidade, o troféu masculino foi conquistado por Brusque com Itajaí em segundo e Joinville em terceiro, Já no naipe feminino a vitória foi de Joinville.
Individualmente os melhores enxadristas foram, Diomário Tavares, de Lages, no segmento deficiente físico; Edielson Rodrigo Anselmi, de Chapecó e Letícia Petter, de Concórdia no segmento deficiente auditivo; e Sanderlei Fumagalli, de Brusque e Talita Fernandes Silva, no segmento deficiente visual.
O xadrez para deficientes visuais é uma competição que exige muito dos enxadristas e está dividido em três classes diferentes (cegos, quase cegos e baixa visão) cada um com características próprias.
Os enxadristas com baixa visão (até 20% de visão), usam tabuleiros normais e anunciam as jogadas que são conferidas pela arbitragem. Os avaliados como quase cegos, memorizam as cores fortes, que eles mesmos pintam em suas peças para identificá-las e armar as jogadas. Os completamente cegos tem seus próprios tabuleiros que possui o xadrez em relevo (brancas alta e pretas baixa) para orientação do caminho (vertical, horizontal e diagonal), as peças possuem pinos de fixação, para evitar quedas, e as peças brancas diferenciam-se das pretas pela existência de uma saliência na parte superior.
A identificação das peças é feitas através do tato. As jogadas são anunciadas para o árbitro pelo sistema de anotações algébricas através das coordenadas existentes como a batalha naval (horizontais de A a H e vertical de 1 a 8).
Nenhum comentário:
Postar um comentário