terça-feira, 9 de junho de 2009

Campeão da bocha paraolímpica B3 tem sério comprometimento motor

O blumenauense Fernando Bittencourt Wolfram garantiu para Itajaí a medalha de ouro da quinta edição dos Parajasc, na modalidade de bocha para paralisado cerebral, classificação BC3 (maior comprometimento motor). O jogo contra Paulo Perão de Lima, de São José, foi realizado na final da manhã desta segunda-feira (8/06), na quadra do ginásio de esportes da Apae de Caçador e terminou com o placar 5x1.


Com 28 anos e o ensino médio completo no Centro de Educação de Jovens e Adultos, Fernando se prepara para prestar o vestibular. Desde pequeno estimulado por sua mãe, Marlete, ele participa regularmente de sessões de fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional e agora complementa seu dia com treinamentos de bocha, que são realizados três vezes por semana com sua técnica e “calheira”, Aline Rita de Barros, no ginásio de esportes Gabriel Collares.


Segundo sua mãe, Fernando tem comprometimento motor, porém seu cognitivo é preservado e bastante aguçado. Sempre com o auxílio da “ponteira”, adaptada à cabeça, ele liga o computador, lê os jornais on-line, passeia por vários sites, e já escreveu vários poemas além de fazer pinturas em telas. Ele teve seus trabalhos expostos em duas mostras coletivas, uma no Teatro Municipal e outra no Centro de Cultura de Itajaí.


Depois desta conquista Fernando continua se preparando para participar do Regional Sul, classificatório para o campeonato nacional de bocha PC, que será realizado de 18 a 21 de junho em Maringá.

Nenhum comentário: