sábado, 4 de julho de 2009

Vôlei da Olesc começa com clássico regional

Anita Garibaldi tem parceria com o vôlei da Unisul

A modalidade de voleibol estreou na etapa regional centro-oeste da Olimpíada Estudantil Catarinense – Olesc, que começou nesta sexta-feira (03/07) em Curitibanos, com o confronto entre as equipes femininas de Joaçaba e Anita Garibaldi, apontadas pelos especialistas como as mais qualificadas para conquistar vaga para a etapa estadual, em Tubarão, no mês de setembro.

As joaçabenses venceram por três sets a zero, mas na quadra ficou evidente a força técnica e tática das equipes. Na realidade são dois trabalhos distintos “tocados” por idealistas e que sempre tem apresentado bons resultados em competições regionais.


Em Joaçaba a evolução da modalidade começou há 14 anos, com a criação da Associação Joaçabense de Voleibol – Ajov, idealizada por professores, ex atletas e pais de alunos, com o objetivo de criar autonomia, não depender exclusivamente do poder público, e gerar recursos através de rifas e promoções para dar suporte ao voleibol.


Hoje a Ajov mantém mais de 300 crianças entre 9 a 12 anos em dez núcleos, sendo oito em Joaçaba, um em Água Doce e outro em Herval D´Oeste, e programa implantar núcleos nos 13 municípios da 7ª Secretaria de Desenvolvimento Regional. Segundo o auxiliar técnico, César Junqueira Carvalho, o trabalho é feito nas escolas, e os professores são voluntários. A Ajov repassa material esportivo e técnicas de treinamento para unificar o trabalho, e através de “Festivais”, faz a avaliação do trabalho. Com muito orgulho, César afirma que Natália Zílio Pereira é a maior prova de que o trabalho está no caminho certo, Há pouco tempo ela fazia parte da Ajov e hoje é atleta profissional e serve a Seleção Brasileira


Também em Anita Garibaldi o trabalho tem 14 anos, onze dos quais feitos com o apoio da Fundação Municipal de Esportes, e a abnegação do técnico Fernando Junior Ambrósio. Há três anos Junior fez uma parceria com a Unisul, e mantém na cidade um núcleo de voleibol. Ele recebe material esportivo e os planos pedagógicos para ser executado durante os treinamentos. Sem visar “competição pura”, o trabalho inclui principalmente a socialização e a integração.


O resultado é monitorado através de festivais anuais, onde participam mais de 2.000 crianças entre 8 e 16 anos de várias partes do estado. Em Anita Garibaldi, Junior tem cerca de 80 crianças em treinamento e implantou mais seis núcleos na região, sendo dois no Rio Grande do Sul, nos municípios vizinhos de Esmeralda e Pinhal da Serra,

Nenhum comentário: