terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Fifa. Marta é melhor do mundo pela 4ª vez

A brasileira Marta levou a melhor novamente sobre a compatriota Cristiane, as atacantes alemãs, Birgit Prinz e Inka Grings e a também atacante norte-americana Kelly Smith. Ela foi eleita pela 4ª vez consecutiva como a Melhor do Mundo pela Fifa ontem, em Zurique.

“Foi um ano perfeito para mim”, declarou Marta, emocionada. “Eu fiz minha estreia na liga americana, foi muito positivo. E de grande importância minha ida para o Brasil para dar uma ajuda à modalidade no País. Que não pare por aí e que a gente possa ver o futebol feminino como uma realidade”, disse a meia-atacante ainda emocionada. Ela fez questão de agradecer a Deus e frisar que ficou surpresa com a quarta premiação. “Muita coisa boa vem acontecendo constantemente na minha vida porque Deus permite. É inevitável me emocionar com tudo isso”, declarou Marta, em prantos.

De quebra, a jogadora do Los Angeles Sol, que ganhou a Taça Libertadores com o Santos neste ano, tornou-se a maior vencedora de prêmios da entidade máxima do futebol, batendo inclusive os atletas masculinos já congratulados. Marta recebeu quatro vezes o título, enquanto Zidane, Ronaldo e Prinz levaram em três oportunidades.

Marta alcança uma marca inédita: nenhum atleta jamais havia conseguido tal honraria por quatro vezes. Entre os homens, o atacante Ronaldo (1996, 1997 e 2002) e o meia francês Zinedine Zidane (1998, 2000 e 2003) foram escolhidos três vezes. Entre as mulheres, Birgit Prinz foi a melhor também três vezes (2003, 2004 e 2005).

A decisão coroa o ótimo ano da brasileira, que retornou ao futebol nacional emprestada pelo Los Angeles Sol, dos Estados Unidos. Com o Santos, brilhou ao lado de Cristiane nas conquistas da Copa do Brasil e da Copa Libertadores da América. Com a seleção brasileira, liderou a conquista do Torneio Cidade de São Paulo, na última semana, terminando como artilheira da competição, com sete gols.

“Estou realmente surpresa. É inevitável não se emocionar. O dia que eu parar de me emocionar, não vou mais sentir prazer em jogar futebol”, disse a jogadora, que agradeceu às companheiras de Los Angeles Sol, Santos e, especialmente, à seleção brasileira em seu discurso.

Marta já havia sido premiada nos Estados Unidos, depois de terminar com o vice-campeonato local com o Los Angeles Sol. Foi eleita a melhor jogadora da temporada, além de ser a vencedora da primeira edição do troféu Chuteira de Ouro no país. Para fazer história com sua quarta conquista da Fifa, a camisa 10 da seleção venceu adversárias altamente gabaritadas.

Indicada pela segunda vez ao prêmio, Kelly Smith é a primeira jogadora inglesa a atuar nos Estados Unidos - atualmente defende o Boston Breakers e foi vice-campeã europeia com a Inglaterra. Inka Grings foi indicada após excelente temporada. A jogadora se sagrou artilheira da Eurocopa feminina, vencida pela Alemanha. Além disso, venceu a Copa da Uefa feminina atuando pelo FCR 2001 Duisburg, atuando ao lado de Birgit Prinz, a maior estrela do futebol feminino alemão.


Kaká fora da eleição

O meia brasileiro Kaká, do Real Madrid, ficou de fora da eleição do melhor time do mundo em votação da Fifa e do FifPro (Sindicato Mundial de Jogadores Profissionais de Futebol) com mais de 50 mil jogadores pelo mundo. Esta foi a primeira vez que as duas entidades uniram-se para escolher esta seleção


Confira a seleção da Fifa: Casillas (Real Madrid); Daniel Alves (Barcelona- único brasileiro na lista), Vidic (Manchester United), Terry (Chelsea) e Evra (Manchester United); Xavi (Barcelona), Gerrard (Liverpool) e Iniesta (Barcelona); Messi (Barcelona), Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e Fernando Torres (Liverpool).

Nenhum comentário: