quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Etapa levou à pista 27 pilotos de carros e gaiolas de cinco cidades

Com 27 carros e gaiolas de cinco cidades da Serra Catarinense, o Campeonato Serrano de Velocidade na Terra iniciou a sua temporada. A pista da Pousada Refúgio do Lago, na localidade de Pedras Brancas em Lages, recebeu as disputas nesse fim de semana e os lageanos dominaram o pódio. A próxima etapa será em Santa Cecília.

Mesmo recebendo pela primeira a vez a competição Lages já dá sinais que têm muitos adeptos e apreciadores da modalidade. Segundo a organização o público foi recorde e mais de 2 mil pessoas passaram pelo evento nos dois dias de provas. "Foram pegas sensacionais e eletrizaram a competição", avalia o empresário Domingos Valente que cedeu o espaço para as provas. De acordo com ele, a boa aceitação do público o motiva ainda mais para trazer para a Serra Catarinense eventos dessa natureza. Ele se refere à possibilidade de trazer uma etapa da Stock Car do Campeonato de Velocidade na Terra. Domingos conta que já conversou com o presidente da Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina (Fauesc), Jairo dos Anjos Albuquerque e ele (Jairo) o orientou a buscar recursos na iniciativa privada para serem aplicados na melhoria da pista. "Para receber a competição tenho que aumentá-la em 800 metros, uma vez que ela tem 1200", garante Valente ao antecipar que para isso são necessários perto de R$ 60 mil. "É um sonho meu e do presidente que Lages entre nesse circuito", argumenta destacando que no Oeste, Litoral, no Vale e no Sul do Estado há competições da Stock e que somente o Planalto Serrano não está no circuito.

Na mesma linha discursa o mecânico Waldir Farias de Otacílio Costa. Ele também torce para que Lages receba o principal evento da categoria. "A gente gasta bastante, mas é emocionante e quanto mais eventos tiverem melhor", observa. Farias prepara o Gol do sobrinho Tarciso Silva (26) e estava empolgado e confiante, uma vez que nos treinos livres o garoto fez o segundo melhor tempo. "Gastamos R$ 30 mil para preparar o Gol que leva o número 99. Desde acessórios de segurança como cinto, capacete, extintor, pneus enfim tudo que deixe o carro em condições de brigar pelo título", esclarece. E no final ele comemorou muito, já que Tarciso chegou em segundo na categoria tração dianteira. O vencedor foi Betaõ de Lages e o terceiro colocado foi Augustinho de Urupema.

Tarciso é novato no ramo e começou a correr em setembro do ano passado. Em Lages completou a sua sexta prova, inclusive a sua estreia foi em Lages na Copa de Velocidade também na pista do Refúgio do Lago. Na ocasião o serralheiro foi campeão da categoria tração traseira. Sobre a chance de correr na Stock Cara na Terra comentou que encara com tranquilidade
Na tração traseira teve soberania lageana. Juruna, Chiquinho e Adelar foram os três primeiros. Na força livre o Cadu de Otacílio Costa ficou com o título da etapa. Zé e Chiquinho foram segundo e terceiro respectivamente. Os pilotos da categoria força livre foram os que proporcionaram pegas emocionantes e levantaram o público tanto que o campeão foi conhecido a poucos metros da chegada.

O Campeonato Serrano de Velocidade na Terra prevê oito etapas. A segunda prova será em Santa Cecília, a terceira em Curitibanos e a quarta em Brunópolis. A quinta volta a ser em Lages e assim por diante. O organizador da etapa André Néris da Néris Competições e Eventos aprovou a etapa de Lages que teve cronometragem completa com fotocélula. "Foi muito boa. O público compareceu e os pilotos deram show de perícia e levantaram um poeirão. Não teve acidente grave e não podia ser melhor", analisa lembrando que a competição foi supervisionada pela Liga Independente de Motobilismo e Automobilismo de Santa Catarina (Limasc).

Fonte:Correio Lageano

Nenhum comentário: