sexta-feira, 23 de abril de 2010

Especial sobre futsal: Primeira divisão

Begair Godóy | Lages

A temporada 2010 do Estadual de Futsal da Primeira Divisão tem tudo para ser marcada por muitas emoções, uma vez que, três equipes estão inscritas na categoria, e por conta disso a tendência é ter clássicos frequentemente. Com isso quem ganha são os serranos. E os lageanos já puderam conferir o primeiro clássico entre Inter Lages Futsal/Uniplac e Caça e Tiro/Lages vencido pelo Inter por 2 a 1. A Associação Marka/Bastos/Pinheiro também estreou em Seara e foi derrotada em 3 a 2.

Como o Inter tinha mando de quadra o encontro com o Caça e Tiro foi no Jones Minosso, no feriado de Tiradentes e acompanhado por quase mil pessoas. O Caça mandará seus jogos no ginásio do Caça. Em quadra a experiência do Colorado contra a juventude do Caça e Tiro prevalecendo a experiência dos vermelhos comandados por Rodrigo Rodrigues. O jogo foi bastante movimentado, teve boa marcação intermediada por falhas dos dois clubes, que só com o tempo vão se corrigir. Marcaram para o Colorado, Kekete e Karin e pelo Caça, o jogador Rodolfo.

A equipe do Caça e Tiro do treinador João Fu-fu mostrou que tem potencial para engrenar na divisão, embora o foco da equipe nesta temporada seja a sub 20 também do Estadual. Ainda mais que nas duas competições a equipe será a mesma. No clássico no feriado nacional o desempenho dos jogadores mostrou que estão preparados para enfrentar a maratona de jogos. Hoje e amanhã, o grupo volta à quadra pela sub 20 na estreia da categoria. Os jogos serão em Caçador e os garotos do Caça e Tiro irão enfrentar outra equipe lageana, a Associação Carnavalesca e Desportiva Comunidade do Bairro Várzea (ACBV) do treinador João Eduardo da Silva Pacheco, o Sargento Pacheco.

Depois de 10 anos com as sub 13, 15 e 17 o Clube Caça e Tiro nesta temporada decidiu focar os trabalhos no resgate de sua história no cenário Estadual. Pelas conquistas no passado, como o bicampeonato estadual juvenil, 1975 e 1976, bi estadual adulto, 1981 e 1982, campeão sul-brasileiro em 1983 e participação da Taça Brasil, 1982 e 1983.

Já o Inter disputa a primeira divisão pela segunda vez consecutiva, mas tem um histórico memorável nos Estaduais. (Confira na matéria ao lado). Ano passado foi desclassificado na segunda fase quando 15 equipes disputaram o Estadual da primeira divisão, que dá acesso à Divisão Especial.

A Associação Marka Bastos mudou a estrutura começando pela comissão técnica: o conhecido treinador Zé Elias deixou a função e agora responde pela supervisão do clube. Daniel Marques assumiu o comando da Associação que estreou fora de casa, no feriado de Tiradentes, com derrota (3 a 2) frente à equipe de Seara. A Marka volta à quadra neste sábado (24) e desta vez joga em casa, no Ivo Silveira, e tenta se reabilitar diante da equipe de Herval do Oeste.

Regulamentos

Além da Marka, Inter Futsal, Clube Caça e Tiro disputam a divisão, Rio do Sul, Moitas de Ituporanga, Videira, Herval D’Oeste, Pinhalzinho, Seara, Caçador e Saudade. A forma de disputa será diferente dos últimos anos, na primeira fase jogarão todos os 11 clubes em uma única chave somente turno, onde classificam-se os oito melhores que farão o sistema de mata-mata em turno e returno até chegar ao campeão da primeira fase, que por sua vez, estará classificado automaticamente para a semifinal. Já na segunda fase será o returno com a mesma fórmula da primeira fase, até chegar a outro vencedor que estará classificado também para a semifinal, e os dois times que tiverem melhor índice técnico na primeira e segunda fases estarão classificados para a semifinal.

Inter, uma história de duas décadas

Lages
Nelson Rodrigues é um cara “viciado” em futsal, prova disso é que há 20 anos lida com a modalidade. Hoje ele é vice-presidente do Inter Lages Futsal/Uniplac que já foi Belamar/Puma, na época idealizado por ele, Jânio Barbosa e Ozamir Coelho. Nesse tempo passaram pelo Inter mais de 500 atletas. Alguns brilham no país todo e fora como Fabrício (Espanha), Japonês (Guarapoava/PR, Pimenta, Ferrugem e Bolacha (Itália), Jeff (Unisul). O Alemão que hoje defende as cores da Chapecoense jogou com a gente desde os 10 anos de idade”, destaca.

Assim como os atletas que passaram pelo time foram muitos, os títulos também entre citadino e estaduais e vários torneios em quase todas as categorias. “Só no ano passado fomos bicampeões em Agronômica, Otacílio Costa, microrregional e estadual do Sesc de forma invicta e ainda vice-campeões no citadino”, enumera o vice-presidente. Em 2003 foram 3° colocados no Estadual quando disputaram a semifinal com Joinville. “Tivemos o artilheiro Paulinho Viana com 43 gols. Em 2004 fomos 4° na Copa Santa Catarina, vice-campeões do torneio Brejeiros da Madrugada em Rio do Sul (1998), 3° na Copa Sul, e diversas vezes campeões regionais dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina e boas participações no Jasc.

Fonte:Correio Lageano

Nenhum comentário: