sexta-feira, 23 de abril de 2010

Especial sobre futsal: treinadores

Quando um treinador se dispõe a comandar um time, a primeira ideia que vem é “conquistar título” e repassar conhecimento e isto nunca foi diferente. Mas, uma coisa é certa, as cobranças sempre existirão, porém o fundamental é que todos se sintam úteis e responsáveis pelo desempenho da equipe.

O espírito de colaboração também vem com o pacote e apesar de definir-se tarefas, os atletas devem estar aptos e disponíveis para o que for necessário. Todos têm de saber tudo e de tudo.

É assim com os times de Lages. Treinadores preocupados com o desenvolvimento dos jovens e crianças em especial, tanto na parte social, emocional, psicológica como na parte técnica e tática.

Sabe-se que são necessárias algumas qualidades para exercer o cargo de treinador de futsal, por isso é importante salientar que todas estas qualidades podem e devem ser aperfeiçoadas.

A disciplina é indispensável para se conseguir bons resultados no trabalho. Ela tem início no cumprimento rigoroso dos horários estipulados tanto do treinador como dos jogadores.

Mas tudo isso funciona se treinador e jogadores contarem com a estrutura e tiverem o mesmo desejo de fazer um trabalho sério, boa organização, uma filosofia bem clara e simplicidade para aceitar críticas e discutir estratégias.

Conheça um pouco sobre os treinadores

Alexandre Borges (36), o Dudu da Ki-Bola estreia no Estadual como treinador. Na temporada de 2010 comanda a equipe sub 9. Experiência com a criançada não falta pois, ele é assistente do Gean Telles, árbitro da Fifa no comando de escolinha da modalidade há mais de seis anos. Disse que ele e a equipe, estão preparados para o estadual. “Será uma experiência diferente, mas creio que tudo dará certo”, frisa Dudu que também é atacante) e goleiro no futsal.

João Gilmar Rossi (João Fu-fu) é conhecido nas quadras do estado e da cidade há mais de dez anos por comandar times da categoria de base. Pelo Hélio Moritz treina a equipe e sub 15 que já estreou nesta temporada e pelo Caça e Tiro, a sub 20 que disputa a primeira divisão com o mesmo time. O treinador lageano orgulha-se por poder passar conhecimentos a “jovens promessas” e também de contribuir para a busca deles na afirmação da modalidade.

O representante comercial Daniel Marques (30) assumiu o comando da Associação Marka Bastos nesta temporada no lugar de Zé Elias que passou a ser supervisor do clube. No Estadual vai ver o time por outro ângulo, já que foi jogador até 2008, ou seja, treina seus colegas. Em 2007 defendeu a camisa do Inter/Futsal. Como treinador já se firmou no cenário lageano. No seu comando, a Vancar foi campeão do citadino. No Jocol defende o Americano.

O professor Marcos Francisco Reis Pereira (46), o Marquinhos é gaúcho de Cruz Alta e adotou Lages para viver e passar seu conhecimento do futsal. Chegou em Lages em 2002 para treinar a seleção do município nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). Em 2004 e 2005 comandou times de futsal de Curitibanos e Indaial respectivamente. Desde 2006, comanda times das categorias de base e neste ano está à frente das sub 13, 15 e 17 e ainda auxilia o Dudu da Ki-Bola que é treinador da sub 11. Marquinhos divide os trabalhos com João Fu-fu quando o assunto é seleção de Lages. Ambos treinam equipes que disputam as competições organizadas pela Fesporte. Embora goste de lidar com as categorias de base tem pretensões de comandar um time adulto. Já foi sondado por vários times, mas não chegaram num acordo financeiro compatível com a função.

O ala esquerda Rodrigo Rodrigues de Jesus (28) está de férias no Brasil. Sua equipe, a italiana Terano foi desclassificada do Campeonato da série A2 e por isso, o time dele só volta a jogar em agosto. Neste tempo, Rodrigo vai treinar o Inter Futsal/Uniplac. O rapaz mostrou que tem visão pois o colorado estreou na primeira divisão com vitória em 2 a 1 diante do time também lageano Caça e Tiro no feriado de Tiradentes. Rodrigo joga futsal desde os cinco anos.

Luis Carlos Mota dos Santos (37) é professor de educação física e este ano empresta sua experiência para a sub 9 do Estadual. A equipe ainda não estreou, mas os treinos estão de “vento em popa”, nas terças e quintas-feiras no Ivo Silveira. Esta será a primeira vez de Caio, como é chamado no meio esportivo à frente de uma equipe que joga o Estadual. Ano passado, Caio treinou o time de Campo Belo do Sul que também jogou o Estadual da Primeira Divisão.

João Eduardo da Silva Pacheco (45), o sargento Pacheco encara pela segunda vez seguida o Estadual de Futsal da sub 20. Costuma dizer que “conhece” o futsal desde que nasceu. Começou a jogar com 16 anos e defendeu Lages pelo Aimoré e Hélio Moritz times da sub 20. Também gosta de futebol e tem até um time de futebol disputando a primeira divisão do Jocol. Fundou uma escolinha de futsal em 2006, a ACBV e lá ensina o que aprendeu em tantos anos de prática.

Fonte:Correio Lageano

Nenhum comentário: