quarta-feira, 12 de maio de 2010

Abertura dos 3º Jogos da Terceira será nesta quarta em Barra Velha

Cerimônia começa às 15h, no Centro da cidade

A chuva pode atrapalhar os planos da Comissão Central Organizadora dos Jogos Abertos da Terceira Idade e com isso a cerimônia poderá ser transferida para outro local. O evento começa oficialmente nesta quarta-feira, dia 12, na cidade de Barra Velha, com a abertura marcada para as 15h, na Praça Lauro Carneiro de Loyola.

Se o tempo permanecer instável na manhã desta quarta, os responsáveis pelo cerimonial, Jacinda Padilha, Juralice e Jefferson Ratier, devem usar o Ginásio Municipal Alfredo de Borba, montando um “plano B”, que foi preparado em caso do tempo não colaborar. Segundo Jacinda, o importante é prevenir. Para os coordenadores do cerimonial, o objetivo da abertura é mostrar a influência da colonização açoriana, etnia predominante do povo barra-velhense, e aproveitar para divulgar a Festa do Pirão, principal festa cultural/gastronômica do município.

Este é o primeiro evento estadual promovido pela Fesporte com sede em Barra Velha. Ao ver a multidão que circulou por Gravatal no Jasti de 2009, o presidente da Fundação Municipal, Flávio José de Souza Leite, procurou os dirigentes da Fesporte para garantir a sede do evento em 2010 e comentou, “isso é coisa para Barra Velha, que procura a criação de um viés turístico para a baixa temporada, para aumentar o fluxo de pessoas na cidade, e conseqüentemente movimentar o setor hoteleiro, gastronômico e o comércio em geral.

Segundo Flávio, outro objetivo da comissão organizadora é divulgar Barra Velha para os catarinenses, já que o fluxo maior de turistas que visitam as belas praias do município são oriundos dos estados do Paraná e São Paulo.

Como município sede, Barra Velha vai participar do Jasti com 29 atletas, que irão disputar as modalidades de bolão, canastra, dominó nos naipes masculino e feminino, bocha masculino e as duas categorias de dança, coreográfica e de salão.

O destaque da delegação anfitriã é o casal Tonico e Zilma, medalha de ouro na Dança de Salão da segunda edição do Jasti, e que no ano passado representou Santa Catarina nos Jogos Brasileiros.

Na tarde desta terça-feira foi realizado o Congresso Técnico dos Jasti, com o sorteio das chaves das competições de bolão, bocha, canastra, dominó e truco. Além da abertura oficial nesta quarta-feira, a modalidade de dança coreográfica terá suas primeiras apresentações a partir das 19h30min no Ginásio Municipal Alfredo Borba.

Álvaro Roberge

Assessoria de Comunicação da Fesporte

Nenhum comentário: