Modalidade inicia na manhã deste domingo na pista da Unesc
Na avaliação dos técnicos e dirigentes da Federação Catarinense de Atletismo a competição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, que terá a participação de 530 atletas de 51 municípios, será a maior na história do evento. Esta constatação foi comemorada pelo presidente da FCAT, Valmor Batistotti, na abertura do congresso técnico, realizado neste sábado (21/8) na Aprofucri, em Criciúma.
Segundo o presidente, o aumento de participantes na competição fortalece o pedido da “comunidade do atletismo” de realizar as provas em seis etapas, e não em cinco, como vinha ocorrendo. Ele também agradeceu ao presidente da Fesporte, Pedro Lopes, pela valorização que tem dado em sua administração aos que se dedicam ao esporte de base.
Após a abertura do congresso, foi confirmado pelo coordenador técnico da FCAT, Ideraldo Opa, a realização da competição em seis etapas (três dias). E também foram estabelecidas as marcas iniciais dos saltos, além de outras discussões técnicas. A idade limite dos Joguinhos agora é de 19 anos, e por isso os recordes até aqui estabelecidos não serão considerados. E a partir de agora as novas marcas conquistadas em Criciúma vão servir de base para as futuras edições.
As provas começam às 9 horas na Pista e Campo Atlético da Unesc. Para os dirigentes do atletismo, com a alteração da idade limite, Joinville, Itajaí, Blumenau, Concórdia e Criciúma são os municípios com trabalho mais forte nesta faixa etária, e devem figurar entre os primeiras classificadas.
Individualmente dois atletas são unanimidade para brilhar na competição. Felipe Lorenzon, 17 anos, de Rio do Sul, no lançamento de disco e martelo, e Roberta Tesch, de Brusque, 19 anos, no heptatlo e 100 metros livre.
Felipe faz preparação no Centro de Treinamento da CBAt, em Uberlândia MG, tem a melhor marca do ranking brasileiro e sul-americano, mantém o recorde da Olesc no lançamento do martelo e disco, e em 2007 foi eleito pelo COB, na Olimpíada Escolar Brasileira, em Poços de Caldas, como o melhor atleta do Brasil, entre todas as modalidades da competição.
Roberta treina na Associação Bolsa Mercantil, de São Paulo. No heptatlo ganhou todas as categorias de base, detém o recorde dos Joguinhos, e é campeã brasileira, e embora tenha 19 anos, é a atual campeã dos Jogos Abertos.
Álvaro Roberge
Assessoria de Comunicação Fesporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário