domingo, 22 de agosto de 2010

Primeiro dia do atletismo distribui 15 medalhas

Após duas etapas Timbó e Joinville lideram a competição

A competição de atletismo da 23ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina iniciou na manhã deste domingo (22/8) na Pista e Campo Atlético da Unesc, em Criciúma, e já distribuiu 15 medalhas. Após o encerramento das duas primeiras etapas, a equipe de Timbó lidera o naipe masculino com 47 pontos, seguido de Criciúma com 43 e Itajaí com 42 pontos. No feminino, Joinville com 108 pontos é o primeiro, seguido de Criciúma com 107 e Itajaí com 53 pontos.

No período da manhã, as atenções foram voltadas para o fundista Rodrigo Brey, de Canoinhas, que superou 19 concorrentes, cravou 16min09seg88 e conquistou a medalha de ouro nos 5 mil metros rasos. O timboense Jean Pedro Rominhuk, destaque da segunda etapa, ficou com o segundo lugar e Cleberson Jean de Arruda, de Joinville foi o terceiro.
Com apenas cinco atletas, o técnico Dimas Antonio Chagas, de Canoinhas vibrou bastante com o desempenho de seus fundistas, Rodrigo, o medalha de ouro e Cosme Julio de Lima, que terminou na quinta posição. Ele contou que o esforço de Rodrigo tinha que ser recompensado. Descoberto nos Jogos Escolares Municipais, quando ainda aluno era aluno da professora Regina (hoje integradora da Fesporte), já foi campeão da Olesc, em 2008, e atualmente treina com o professor Giovani Cristo Bade que o trouxe para a Fundação. Ele concentra seus treinamentos nos finais de semana, feriados e busca a melhor forma no início da noite, entre os cursos que freqüenta na EEB Almirante Barroso, no período vespertino, e na Escola Técnica Dama, no período noturno.

Já o timboense Jean Pedro Rominhuk, que já havia ganho uma prata no período da manhã, conquistou o ouro nos 5 mil metros da marcha atlética, realizada no período da tarde. A prova foi bastante desgastante, realizada com temperatura de 30 graus, e teve a desclassificação de cinco dos nove atletas que participaram da largada. Segundo o árbitro Hélio Moritz, a eliminação foi provocada por “ausência de bloqueio” (no momento de transposição da perna, a de trás tem que estar totalmente estendida) .

Jean, que tem como treinador Carlos César Morastoni, passou a competir nesta prova este ano, já que até o ano passado era fundista. Mesmo com pouco tempo já foi vice- campeão da Copa Brasil de Marcha Atlética, realizado em fevereiro, em Timbó, e chegou na 11ª posição no Sul-americano em Cochabamba, na Bolívia.

Graças ao atletismo, Jean ganhou bolsa integral de estudos, cursa Educação Física e faz parte da equipe de atletismo da Uniasselvi, de Blumenau, bicampeã masculina e tricampeão feminina dos Jogos Universitários de Santa Catarina.

Álvaro Roberge
Assessoria de Comunicação Fesporte

Nenhum comentário: