terça-feira, 28 de setembro de 2010

3º Prêmio Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte abre votação pela internet

Objetivo é premiar destaques esportivos no ano de 2010

Foi lançado nesta segunda-feira (27) na sede da Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, em Florianópolis, a 3ª edição do Prêmio Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte. O prêmio visa homenagear os destaques esportivos de Santa Catarina do ano e este ano ganhou mais uma categoria, além das cinco que já existiam, com a inclusão do melhor para-atletas. As demais são: melhor atleta, atleta-revelação, melhor entidade esportiva (incluindo federação, clube, academia ou escola), melhor técnico esportivo, e melhor equipe.
 
A primeira parte da escolha dos destaques será com votação do público via internet e começa nesta segunda, dia 27 de setembro seguindo até a meia noite do dia 21 de novembro. A votação pode ser feira através dos sites da Sol (www.sol.sc.gov.br), da Fundação Catarinense de Esporte - Fesporte (www.3.sol.sc.gov.br/fesporte) e Conselho Estadual de Desporto – CED (www.ced.sc.gov.br), que são as três entidades promotoras do evento.

Após o término da votação online, a relação dos mais votados será entregue ao Conselho Estadual de Esporte que fará a segunda parte da escolha entre os três mais votados de cada modalidade. A divulgação dos nomes dos vendedores será numa festa no dia 1º de dezembro em local ainda a ser determinado pelos organizadores. 

Além da inserção da categoria para-atleta, a outra alteração da edição deste ano foi a exclusão do termo “olímpico”, que dava nome ao prêmio. Desta forma os organizadores pretendem contemplar todas as modalidades esportivas como, por exemplo, o futsal, xadrez e o surfe que não são disputados nas olimpíadas. 

Estiveram presentes ao lançamento do prêmio o secretário de estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky; o presidente da Fesporte, Pedro Lopes, além dos familiares de Guga, a mãe, dona Alice Kuerten e o irmão do tenista, Rafael Kuerten e ainda Samuel Linhares, presidente da Associação das Federações Desportivas do Estado de Santa Catarina (Afaesc) e Joceli de Souza, consultor de relações com o mercado da secretaria.

|Em seu discurso, o secretário Valdir Walendowsky disse que o Prêmio Gustavo Kuerten a cada ano vem engrandecendo as pessoas que militam no esporte e disse que também é uma forma de homenagear Guga, um ícone do esporte que se destaca por ações sociais. Lembrou também que o esporte, incluindo ainda o turismo e a cultura, são responsáveis por 12% do Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina e que o Estado está entre as principais forças do país. “Muito disso se deve-se a financiamentos via Fundesporte e este fundo tem que continuar”, completou.

Já o presidente da Fesporte, Pedro Lopes afirmou que o esporte é essencial para o Estado e não se pode deixá-lo em segundo plano. Só a Fesporte hoje organiza eventos que atingem cerca de 500 mil participantes. Alice e Rafael Kuerten agradeceram, mais uma vez ao Governo de Santa Catarina pela homenagem ao tricampeão de Roland Garros. “Espero que este troféu seja um prêmio, um incentivo à disciplina, à perseverança e à força de vontade dos atletas catarinenses”, finalizou dona Alice.

Antonio Prado

Nenhum comentário: