quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Jasc terá programação temática além das competições

O Cinqüentenário dos Jogos Abertos de Santa Catarina, que começa nesta quinta-feira (9/09) em Brusque, não terá apenas competições. Por se tratar de edição histórica, uma programação temática repleta de homenagens, reuniões, encontros, coletivas, lançamentos de livros e debates, irá acontecer paralela ao evento. Personalidades do esporte nacional como o craque de futebol Arthur Antunes Coimbra, o Zico, e o tenista Guga, além do técnico e ex-jogador de vôlei, Renan, são presenças confirmadas em Brusque. Outro fato marcante será o encontro dos mais de 100 comendadores esportivos do estado, personagens que contribuíram nos seus segmentos para a “escrita dos Jogos Abertos”.

A Comissão Organizadora do Cinquentenário dos Jasc vai homenagear o prefeito e vice de Brusque, Paulo Eccel, e Evandro de Farias, respectivamente; o presidente da Fesporte, Pedro Lopes; e o Secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky.

O Conselho Regional de Educação Física - Cref -, fará homenagem póstuma ao Dr. Murilo Barreto de Azevedo, árbitro geral do atletismo em várias edições do Jasc, diretor da primeira faculdade de educação física, a ESEFD de Joinville e a matrícula de número 001 do Cref. Também serão homenageados o professor aposentado, Hercides José da Silva, a professora Sônia Regina Neckel Goulart, fundadora da Associação de Professores de Educação Física da Região Serrana, e o comendador Vicente Schlickman, professor há 60 anos e um dos primeiros graduados a atuar no Estado.

A Fundação Catarinense de Esporte – Fesporte, através do presidente Pedro Lopes, vai homenagear os ex-presidentes, Adalir Pecos Borsatti; João Otuki Kioshi; José Eduardo Nunes de Souza, o Zequinha; Erasmo Marcelo Damiani; Pedro Bastos; João Guizoni; Marcelo Melo; Edemar de Oliveira Pinto, o Edinho e Carione Mees Pavanello.

Ainda no Cinquentenário do Jasc serão lançados os livros, “Arthur Schlöesser e a criação dos Jogos Abertos de Santa Catarina”, de Saulo Adami; “Dás um Banho”, de Paulo Brito que conta a história do cronista de Roberto Alves; e “50 anos de Jogos Abertos de Santa Catarina”, de Valmor Fritsche, editado pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádios e Televisões – Acaert.

No decorrer dos Jasc, a Associação dos Cronistas Esportivos de Santa Catarina – Acesc, também montará uma comissão de jornalistas e técnicos esportivos para votar e premiar com a medalha “Rodolfo Sestren”, os atletas, destaque e revelação dos Jasc”. Ainda será reeditado o baile da escolha da rainha dos Jogos Abertos, evento, que há muitos anos não acontece nos Jasc.

Nenhum comentário: