terça-feira, 21 de setembro de 2010

Participação vitoriosa de SC nas Olimpíadas Escolares Brasileira


Evento foi disputado de 9 a 19 de setembro em Fortaleza

A delegação de Santa Catarina que disputou às Olimpíadas Escolares Brasileiras de 9 a 19 de setembro em Fortaleza retornou ao Estado nesta segunda-feira com um balanço bastante positivo de sua participação. Ao todo foram conquistadas 20 medalhas, sendo sete de ouro quatro de prata e nove de bronze, além dos troféus de campeão nas modalidades de basquete masculino e vôlei masculino além do futsal feminino. SC ainda garantiu o segundo lugar no vôlei feminino e no handebol masculino e o terceiro lugar no basquete feminino.

A grupo de 180 pessoas entre dirigentes, técnicos, pessoal de apoio e atletas viajou para Fortaleza com o apoio do Governo do Estado e Sacretaria de Turismo, Cultura e Esporte, e a supervisão da Fesporte. Segundo o gerente de esportes de base inclusão, Ademar Silva, chefe da delegação em Fortaleza, o grupo recebeu muitos elogios de várias delegações participantes pela sua organização e estrutura e ainda pelos resultados. O evento contou com a presença de 28 delegações estaduais e mais de 4.300 atletas.

Na primeira semana de competição foram realizadas as disputas individuais como atletismo, natação, xadrez, tênis de mesa, judô, ginástica rítmica e ciclismo. Oitenta atletas estiveram representando o Estado nestas disputas e o resultado foram 14 medalhas sendo quatro de ouro, duas de prata e oito de bronze. Destaque para a velocista Patrícia Kock do Colégio Dom Bosco de Rio do Sul, com duas medalhas de ouro nas provas de 80m c/barreiras e ainda nos 75m rasos e bronze no revezamento 4x 75m. Outro ouro do atletismo veio de Anderson Assunção da Silva, da EEB Lauro Zimmermann, de Guaramirim, na prova salto em distância, com 6,29m. Mais um ouro foi conquistado pela atleta Nicole Espíndola do Colégio Castelo de Blumenau no judô categoria leve.

Na segunda parte da delegação catarinense, que chegou a Fortaleza no dia 14 de setembro, estavam as equipes das modalidades coletivas nos dois naipes do basquete, futsal, handebol, vôlei. Nestas disputas novamente Santa Catarina se saiu vitoriosa com os troféus da equipe do Colégio Evangélico de Jaraguá do Sul no basquete masculino, aindo o tricampeonato do vôlei masculino da escola EEB Erwin Prade de Timbó e o título das meninas do futsal de Chapecó, da EEB Lourdes Lago. As equipes catarinses ainda ficaram com o segundo lugar no vôlei feminino da EEB de Francisco Mazzolla de Nova Trento e do Colégio São José de Itajaí. Ainda o Instituto Educional Jangada, de Jaraguá, que terminou a disputa em terceiro lugar.

Nesta segunda-feira, os atletas desembarcaram em Florianópolis e foram recebidos pela diretoria da Fesporte, com um almoço do Hotel Baía Norte. Após o almoço e os devidos agradecimentos da diretora administrativa e financeira Marúcia Antonow, as equipes se encaminharam às suas cidades de origem.

Cláudia Sanz

Fesporte

Nenhum comentário: