domingo, 17 de outubro de 2010

Xadrez reúne principais atletas do Estado na faixa de 13 a 17 anos

                    Competições na Olesc serão na Sorgitu  

Com a participação de 28 equipes masculinas e 19 femininas começa neste domingo,dia 17, e se estende até a próxima quinta-feira, 21, na Sociedade Recreativa Ginástica de Tubarão, a competição de xadrez da 10ª Olimpíada Estudantil Catarinense. São mais de 200 enxadristas entre 13 e 17 anos de todas as regiões do estado que buscam o troféu de campeão. Nas duas últimas edições do evento eles foram conquistados por Joinville e Blumenau.

A competição dos dois naipes será realizada pelo sistema suíço, em sete rodadas. Além dos confrontos entre equipes, que define o troféu da modalidade, no decorrer da competição acontece mais dois torneios, o individual rápido, onde cada enxadrista terá 21 minutos para movimentar sua peças, e o relâmpago cujo tempo máximo que pode ser utilizado pelo atleta é cinco minutos por partida. Também vão ser premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, os enxadristas com melhor desempenho nos respectivos tabuleiros. Estes dois torneios foram implantados na edição de 2008 em Criciúma (em 2009 a competição estadual não aconteceu devido o surto de gripe A1N1).

Estão participando da Olesc enxadristas de grande potencial, como os blumenauenses Marcelo Bambino, duas vezes campeão brasileiro e sete vezes campeão estadual e Angélica Passold, campeã brasileira escolar, em 2009, em Poços de Caldas e eleita atleta destaque no Troféu Gustavo Kuerten de Excelência do Esporte.

A ausência lamentada por todos os técnicos e enxadristas da competição é de Alaíse Dal Orsoletto, de Lacerdópolis, que está na Grécia, representando o Brasil no Campeonato Mundial da Juventude.

Álvaro Roberge

Nenhum comentário: