quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Depois de mais de 30 anos Caçador voltará a sediar os Jasc em 2012

CED aprovou município por 13 votos contra cinco de Joinville

Os abraços efusivos entre os 18 integrantes da comitiva de Caçador, no final da reunião do Conselho Estadual de Esporte (CED), nesta terça-feira, dia 9, na sede da Fesporte, em Florianópolis, era o sinal de que 32 anos de espera haviam valido a pena. O município do Centro-Oeste do Estado, que tem cerca de 78 mil habitantes, e que tinha realizado o evento em única vez, em 1978, venceu Joinville na escolha para ser a sede dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) de 2012. Dos 18 conselheiros presentes, 15 votaram a favor de Caçador e cinco confiaram sua escolha a Joinville.

Um dos mais eufóricos era o prefeito Saulo Sperotto. “Não esperava este placar tão dilatado, mas acredito que os conselheiros fizeram a escolha certa, pois muitos dos municípios situados próximos a Caçador, com pouco mais de três mil habitantes, terão uma oportunidade única para ver de perto os Jogos Abertos”.

E foi exatamente neste ponto – a oportunidade de comunidades pequenas de participar dos Jasc – que o prefeito Sperotto defendeu a candidatura de Caçador, que por sorteio foi a segunda a se apresentar. Em 55 minutos de apresentação, destinado aos dois municípios, o gestor apelou para o emocional, lembrando que as cidades no entorno de Caçador têm os piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) de Santa Catarina. O esporte, segundo o prefeito, pode ser um fator de mudança desta realidade, já que o evento servirá de incentivo e meta para muitos jovens nos próximos anos.

O gestor lembrou ainda que sua gestão já vem investindo recursos na ordem de R$ 1,8 milhões na área esportiva e de educação. O vídeo apresentado, com duração de dez minutos, mostrou praças esportivas, pontos turísticos da cidade e representantes da sociedade apoiando a candidatura do município.

Já a apresentação de Joinville, que não teve vídeo institucional, foi feita pelo presidente da Fundação de Esporte do Município, Jorge Nascimento. Se Caçador falou do baixo índice de IDH dos municípios vizinhos, para ganhar os votos dos conselheiro, os joinvilenses seguiram na direção contrária, preferindo destacar os altos índices de desenvolvimento da educação básica, o Ideb, que segundo Nascimento é o 23º melhor do país.

O dirigente também mostrou números relacionados a toda infra-estrutura da cidade, como uma rede hoteleira composta por 33 estabelecimentos e cinco hospitais públicos. Destacou principalmente todo o conjunto de esportivo da cidade, compostos por 35 praças de esporte, entre os quais a Arena de Joinville com capacidade para 22.400 pessoas. Para reforçar a candidatura, o prefeito de Joinville, Carlito Merss enfatizou o desejo da população joinvilense em realizar os Jasc mais uma vez. O município já foi sede da maior competição esportiva do Estado nos anos de 1963, 69, 86 e 92.

Jorge Nascimento fechou sua explanação, apresentando sua delegação, composta por 20 pessoas. A maioria ex-atletas como Margit Weise, que é hoje treinadora de atletismo e conselheira do CED, e que tem no currículo a Olimpíada de Moscou, em 1980, além do nadador Eduardo Fischer integrante do Brasil nas Olimpíadas de Sydnei 2000 e de Atenas 2004.

Após as apresentações, os 18 conselheiros votaram. Em seguida, o presidente do CED,  Hercílio Paraguassu, anunciou a vitória de Caçador por 13 a 5 para a festa da comitiva caçadorense. Uma comissão técnica formada por integrantes da CCO de Caçador, além de representantes da Fesporte, e profissionais especializados farão vistoria esporádicas aos locais de competições para ver o andamento de obras e os encaminhamentos que serão dados a partir de agora.


Antonio Prado
Fesporte – Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário: