quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Projeto social e esportivo busca ajudar meninas carentes em Camboriú

Equipe da EBM Ivone Teresinha Garcia disputa Moleque em busca de mais um título

Há dez anos um grupo de pessoas se reuniu para criar a Associação Camboriú de Futebol Feminino baseado num projeto social que visava resgatar meninas com potencial esportivo e que estivessem vivendo em áreas de risco nos bairros mais pobres do município localizado próximo a Balneário Camboriú, no litoral, e que tem cerca de 50 mil habitantes. Nesta semana, o time está na cidade de Rio Negrinho, onde acontece a etapa Estadual do Campeonato Catarinense Escolar de Futebol, o Moleque Bom de Bola que segue até o próximo domingo (21), quando serão conhecidos os campeões da 19ª edição.

Através de um convênio com a escola EBM Ivone Teresinha Garcia, a associação seleciona atletas, faz testes, e matricula as meninas interessadas, para que elas estudem e possam ainda, praticar um esporte, no caso o futebol. Hoje a equipe tem um trabalho reconhecido e participa de competições esportivas no estado, como o Moleque, Jesc e Olesc.

Campeã em 2007, a equipe volta ao cenário de competições do Moleque 2010, com força e em busca de mais um título. O time treinado pelo técnico Rubens José Marçal segue invicto na disputa e é apontado por alguns, como um dos favoritos ao título do naipe feminino. Na rodada de abertura, dia 17, venceu a equipe da EBM Leoberto Leal de Blumenau por 3 a 0 e nesta quinta-feira, 18, venceu o time da EEB Vendelino Seidel de Iporã do Oeste por 3 a 1. 

“As meninas estudam na parte da manhã e precisam ter média acima de 7 para continuarem freqüentando o grupo de futebol. Elas almoçam na escola e à tarde treinam conosco no campo de futebol da Fundação Municipal de Esportes”, revela o técnico camburiense. 

Em 2007, quando o grupo se sagrou campeão do Moleque Bom de Bola, pelo menos duas das meninas foram levadas para testes na peneira do Santos (SP). “Nosso objetivo é dar um futuro para essas meninas”, conta Rubens, que ainda tem a ajuda do auxiliar técnico Anderson Cardoso e de Rosilda Aparecida dos Santos.

Além da escola, o time ainda conta com o apoio da Fundação Municipal de Esportes de Camboriú e os patrocínios de duas empresas que ajudam na compra dos materiais esportivos e uniformes.

Nesta quinta-feira, dia 18, nos jogos válidos pelo naipe feminino do Moleque Bom de Bola, a equipe da EBM Mª Ozório Zummer de Tangará venceu o time da EMEB Lucinda Pscheidt de Rio Negrinho por 3 a 0. Ainda a EEB Estanislau Schumann  de Bela Vista do Toldo venceu a equipe da EEF Bernardo Rohden de Salete por 2 a 0. No masculino, a EEB Anunciata Sperandio de Peritiba goleou o grupo da EEB Prof. Aurora Jablonski por 8 a 0. Também o CNEC Marcos Olsen de Caçador venceu o time da Cemma de Mafra por 1 a 0 e o CE Recriarte de Camboriú venceu o time do EEB Bom Pastor por 2 a 1. Nesta sexta-feira, 19, serão definidas as equipes semifinalistas da disputa. No sábado, 20, acontecem os cruzamentos que apontarão as equipes finalistas e no domingo pela manhã a decisão do título nos naipes masculino e feminino da edição 2010 do Moleque Bom de Bola.

Cláudia Sanz

Nenhum comentário: