segunda-feira, 19 de julho de 2010

Fogo simbólico da 50ª edição dos Jasc já está aceso em Brusque

Elisa Schösser com a tocha Foto Antônio Prado

Dentro da solenidade houve a inauguração do Memorial do Cinqüentenário dos Jasc com a presença de personalidades esportivas


Um dia histórico. Este era o sentimento das pessoas que estiveram nesta sexta-feira (16/07) na Arena Antônio Heil, em Brusque, participando da cerimônia do acendimento do fogo simbólico em alusão a 50ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). Posteriormente, para fechar a noite em grande estilo, foi inaugurada o Memorial do Cinqüentenário dos Jogos, obra que abriga o busto do idealizador dos Jasc, Arthur Schlosser e homenagem aos 14 municípios participantes da 1ª edição dos Jasc.


Na cerimonial do fogo simbólico um dos pontos altos foi o acendimento da pira olímpica pelo prefeito de Brusque, Paulo Eccel e Elisa Schösser, filha de Arthur Schösser. A dupla recebeu o fogo após alunas da Academia Soma, que vestidas como gregas, haviam acendido 14 tochas representando os municípios pioneiros dos jogos.


Diversas personalidades estiveram presentes entre elas Waldir Rubens Walendowsky, secretário estadual da Cultura, Turismo e Esporte, representando o governador Leonel Pavan; além de Marúcia Antonow, diretora administrativa Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte), representando o presidente da entidade, Pedro Lopes. Entre as autoridades estiveram também os 14 prefeitos que, em 1960, atenderam o pedido de Arthur Schlösser e participaram da 1ª edição dos Jogos Abertos.


Em seu discurso o Waldir Rubens Walendowsky, secretário estadual da Cultura, Turismo e Esporte disse que era uma honra muito grande o Governo do Estado participar do evento em parceria com a Prefeitura de Brusque. “Além dessa parceria estamos buscando incrementar ainda mais o esporte catarinense, por meio da Fesporte, com grandes eventos como o Jasc”, concluiu.


A filha de Arthur Schösser, Elisa Schösser, disse que o pai deveria estar orgulhoso pela cerimônia. “É gratificante saber que o legado do meu pai está continuando, acho que ele jamais imaginaria que a sua ideia se transformaria no maior evento esportivo do sul do Brasil”.


Memorial


O prefeito de Brusque, por sua vez, agradeceu ao secretário Walendowsky pelo “grande empenho em realizar todos os compromissos propostos desde o inicio da parceria”. Lembrou ainda do grande legado deixado por Orlando Müller (o Pipoca), Rudy Nodari e Rubens Fachini “que ajudaram Arthur Schösser a construir o sonho dos Jasc”. Agradeceu também o empenho de Marcelo Cavicchiolo, presidente da Comissão Central Organizadora do cinqüentenários dos Jasc .


Após a solenidade do acendimento do fogo simbólico foi inaugurado, na parte externa da Arena Antônio Heil, o memorial comemorativo do cinqüentenário dos Jogos Abertos de Santa Catarina, que representa uma homenagem do governo e do povo de Brusque aos 14 municípios que participaram da primeira edição dos Jasc. Será incluído posteriormente o nome todos os atletas e dirigentes que participaram do evento em 1960.


O fogo simbólico da 50ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina, em caravana, percorrerá todo o Estado, a partir da próxima sexta-feira (19), saindo de Brusque. Será conduzido por atletas e desportistas e percorrerá 36 cidades-sedes das Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) até chegar novamente ao centro de Brusque, às 10h00 do dia 4 de agosto durante o desfile em comemoração aos 150 anos do municipio.


No dia 09 de setembro o fogo chegará a Arena Antônio Heil, para o cerimonial de abertura dos Jasc. Os jogos serão de 9 a 18 de setembro e são promovidos pelo Governo de Santa Catarina por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, Fesporte em parceria com a prefeitura e Secretaria de Desenvolvimento Regional de Brusque.


Fonte:Assessoria Fesporte

Nenhum comentário: