quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Deputado destaca trabalho de Padre Evaldo no Meio Oeste

O deputado Padre Pedro Baldissera destacou, nesta segunda-feira (28), o trabalho e a liderança do Padre Evaldo Guedes Martiol, na região Meio Oeste, e pediu uma mobilização regional contra a violência. Padre Evaldo foi assassinado na madrugada de domingo, em Caçador.

Para o parlamentar, toda a região de Caçador perde uma liderança atuante junto às pastorais, grande mobilizador e um apoiador dos movimentos sociais e populares. Jovem, com apenas 32 anos, Padre Evaldo era conhecido pelo carisma junto à população. No sacerdócio há seis anos, Evaldo era natural de Timbó Grande e estava há um ano em caçador.

O corpo do padre foi enterrado na última segunda-feira, em Timbó Grande.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Krona/Joinville e Florianópolis decidem vaga para semifinal

Valendo vaga para a semifinal da Liga Futsal, o Krona/Joinville/DalPonte enfrenta o Florianópolis Futsal nesta terça-feira (28/9), às 19 horas, no Centreventos Cau Hansen, em Joinville (SC). No duelo catarinense, o time joinvillense precisa apenas do empate para avançar na competição, já que venceu o primeiro confronto por 7 a 4. Para continuar na competição, o time da capital precisa vencer no tempo normal por qualquer placar para levar a partida para a prorrogação. Persistindo o empate no tempo extra, a vaga será decidida nos pênaltis.

A equipe de Florianópolis não contará com seu principal artilheiro, Vini, que está suspenso. Mesmo com o desfalque, o time comandado pelo técnico Jorge Lecian vai até o norte do Estado para buscar o resultado positivo. Acreditamos em uma boa partida, diferente do primeiro jogo. Erramos demais e fomos penalizados com a derrota, e se voltarmos a jogar o futsal que nos credenciou a esta disputa, faremos um grande jogo contra o Krona, afirmou o treinador.

A equipe de Joinville precisa apenas empatar, porém o time se prepara para conquistar mais uma vitória. Para isso, contará com a volta do pivô Lukaian. O jogador, que ficou longe das quadras durante 20 dias por conta de um estiramento na coxa direita, se diz recuperado da lesão e pronto para ajudar os companheiros na sequência da temporada.

A Krona forneceu todo tratamento profissional para uma rápida e eficiente recuperação. Estou me sentindo bem fisicamente e á disposição do Paulinho já para este importante jogo contra o Florianópolis, disse o pivô.

Mesmo sabendo da vantagem da Krona Futsal, que pode até empatar no clássico desta terça-feira (29/9) para garantir classificação às semifinais da Liga Nacional, Lukaian acredita numa postura ofensiva do time de Joinville, partindo em busca da vitória.

"Não podemos entrar em quadra pensando no empate. A equipe do Florianópolis tem um excelente padrão de jogo, mas diante da nossa torcida temos que impor o ritmo e conquistar a vitória", concluiu o jogador.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Fesporte retoma eventos esportivos a partir do dia 1° de outubro

Classificatórias do Moleque Bom de Bola e dos Jogos Abertos já têm novas datas

Depois de dois meses de paralisação das suas atividades esportivas por causa da Gripa A em Santa Catarina, a Fundação Catarinense de Esportes – Fesporte -, já recebeu autorização do Governo do Estado para retomar o calendário de competições a partir do dia 1° de outubro.

Conforme foi anunciado anteriormente eventos como a Olesc, Joguinhos e Festival de Dança Mário de Andrade foram definitivamente cancelados. Até o final do ano a entidade deve realizar, no entanto, as disputas classificatórias, regionais e a etapa estadual do Campeonato de Futebol Escolar, chamado de Moleque Bom de Bola e os Jogos Abertos de Santa Catarina, programado para a cidade de Chapecó no período de 12 a 21 de novembro.

“Lamentamos pelos cancelamentos de competições importantes como a Olesc e Joguinhos, mas nossa responsabilidade era grande, assim como a de todo o Governo do Estado, e por um bem maior fomos obrigados e cancelar estes eventos”, disse o presidente da Fesporte Carione Pavanello. O dirigente da fundação entende as frustrações de muitos atletas, técnico e dirigentes que se prepararam para estes eventos e não puderam competir, mas lembrou que a questão da saúde pública vinha em primeiro lugar.

Na semana passada, representantes da área técnica da Fesporte estiveram na cidade de Chapecó vistoriando os locais de competição da etapa Estadual e fizeram ainda uma reunião com o presidente da CCO dos jogos, Ivan Agnoletto, para acertar os últimos detalhes. Com a visita Chapecó, a entidade dá prosseguimento às suas atividades e calendário de competições. O novo calendário de competições está à disposição no site da Fesporte: www3.sol.sc.gov.br/fesporte.

A partir de 1° de outubro começam a ser realizadas as etapas classificatórias do Moleque Bomd e Bola que ainda estavam pendentes e também todas as classificatórias dos Jasc. O prazo para estas disputas seguem até o dia 6 de outubro.

Posteriormente serão realizadas as etapas regionais. As dos Jasc serão de 23 a 28 de outubro nas regiões Centro-Oeste (Caçador) e Sul ( Morro da Fumaça) e de 26 a 31 de outubro nas regiões Oeste (Concórdia) e Leste-Norte (Pomerode). O Congresso técnico da etapa Estadual dos Jasc será dia 5 de novembro e a competição inicia-se no dia 12 até 21 de novembro em Chapecó.

Já o Moleque Bom de Bola terá suas etapas regionais de 13 a 17 de outubro, no Oeste (Caibi) e Sul (Treze de Maio) e ainda de 16 a 20 na Leste-Norte (São Bento do Sul) e de 18 a 22 no Centro Oeste (Campos Novos). A etapa final do Moleque será de 28 de outubro a 1° de novembro em São João do Oeste, no extremo Oeste de Santa Catarina.

Ainda estão programados as disputas da etapa Estadual do futsal válidas pelos Jogos Escolares de SC na faixa de 15 a 17 anos. A competição será de 9 a 12 de outubro em Rio do Sul. As demais modalidades já haviam definido seus representantes para as Olimpíadas Escolares Brasileiras da mesma faixa de idade que será de 5 a 15 de novembro em Maringá (PR).

Ainda, encerrando as atividades esportivas do calendário acontece no dia de dezembro a Travessia Internacional da Lagoa da Conceição.

Fonte:Fesporte.

domingo, 27 de setembro de 2009

Quando foi inventado o baralho?

Usado para distrair a família em um fim de semana chuvoso na praia, para arrecadar fartas quantias nas mesas de cassinos ou mesmo para fazer previsões sobre o futuro nas tendas de cartomantes, o baralho é um instrumento de jogo conhecido há vários séculos. Conforme os historiadores, as cartas teriam surgido da Idade Média (entre os séculos V e XV).

No livro Invenções da Idade Média - Óculos, livros, bancos, botões e outras inovações geniais, Chiara Frugon afirma que, "apesar das variadas hipóteses formuladas, não se sabe com exatidão qual é a origem dos jogos de cartas; é fato que foram autêntica inovação entre os divertimentos do homem medieval e que surgiram, com certeza, na Europa do último quarto do século XIV". De acordo com a historiadora, poucos baralhos daquela época chegaram aos tempos atuais, devido à fragilidade das cartas e porque "não foram feitos para serem guardados".

Os raros exemplares conservados pertenceram às grandes famílias da aristocracia européia e são, na realidade, cartas de tarô. "O conjunto conservado na Biblioteca Nacional de Paris e conhecido como 'tarô de Carlos VI' (1368-1422) foi produzido no final do século XV na Itália. Um outro baralho famoso por estar quase completo e pela preciosidade de sua execução (fundo de ouro, toques de prata nas armaduras e vestimentas) é o baralho 'dos Visconti', infelizmente subdividido entre a Academia Carrara de Bérgamo e a Pierpont Morgan Library de Nova York: foi feito entre 1441 (que é a data do casamento de Francesco Sforza com Bianca Visconti, filha de Fillipo Maria, duque de Milão) e 1447, ano da morte do duque", escreveu Chiara.

Segundo a pesquisa da historiadora, desde o surgimento dos baralhos, os reis da França interessaram-se por sua fabricação, a fim de obter rendimentos fiscais do jogo. "O controle monárquico sobre esse tipo de jogo encontra seu eco na visão da sociedade fortemente hierarquizada que as cartas apresentam, onde o soberano é a figura dominante", analisa.

Fonte: www.terra.com.br/vocesabia

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

FEDERAÇÃO CATARINENSE DE FUTSAL ALTERA TABELA


Depois de insistentes reclamações a Federação Catarinense de Futsal alterou a tabela que beneficiava a equipe de Ibirama e prejudicava a ADV/Unoesc/Sintricavi, além disso explicou o funcionamento do regulamento.

Com as mudanças o primeiro jogo da ADV na terceira fase não será mais em casa e sim em Ibirama contra o time local. No dia 10 de outubro vai a Chapecó enfrentar a Chapecoense e no dia 12 de outubro enfrenta Capivari no Ginásio Vermelhinho.

No returno, enfrentará Ibirama e Chapecoense em casa e na última partida vai a Tubarão enfrentar Capivari.

Segundo a Federação Catarinense de Futsal, apesar da ADV/Unoesc/Sintricavi ter ficado a frente de Capivari na segunda fase, a equipe ficou atrás porque utiliza dois critérios diferentes. Para a definição da chave, quando duas equipes estão empatadas em número de pontos vale o confronto direto entre estas equipes, mas quando se trata de todos os times, ela leva em conta o número de vitórias.

Portanto, a ADV ficou a frente de Capivari na segunda fase, mas contando apenas esta segunda fase ela ficou atrás do mesmo adversário no índice técnico. Simples, né?

Fonte:www.botecodopardal2.zip.net

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Brasil vence iranianos e encerra com 100% viagem à Ásia


O Brasil encerrou com vitória sua viagem ao Irã. Na tarde desta quarta-feira (23/9), a equipe bateu os iranianos por 4 a 2, em jogo realizado no Azadi Stadium, em Teerã, capital do Irã. Foram três partidas no país asiático, com dois triunfos sobre o time principal (4 a 3 e 4 a 2) e a vitória sobre a equipe sub-23 iraniana, por 4 a 1.

Os gols do Brasil foram anotados por Maurício, que marcou três vezes e foi o destaque verde-amarelo, e Vander Carioca, que voltou à equipe brasileira em grande estilo, marcando gols em todos os jogos da equipe no Irã. Taheri e Azimaei anotaram os tentos dos anfitriões.

Assim como ocorreu na partida da última segunda-feira, os iranianos começaram a partida com um tento logo no primeiro minuto. Taheri conduziu bem pelo meio e chutou no ângulo de Franklin, fazendo 1 a 0, aos 56 segundos de partida. Após sofrer o gol o Brasil passou a ter um maior volume de jogo.

O empate veio aos 4min33, quando Maurício recebeu passe na esquerda e chutou cruzado, a bola desviou em Keshavarz e entrou. Após a igualdade os brasileiros seguiram bem. Com um maior domínio a virada ocorreu naturalmente. Aos 12min27, Vinícius iniciou a jogada e passou para Ciço que foi ao fundo e tocou rasteiro para Maurício, que, de primeira, virou a partida para os hexacampeões.

Já no final da etapa inicial o Brasil ampliou. Vander Carioca marcou um belo gol, após aproveitar uma sobra de bola, ele chutou forte, no ângulo de Nazari, aos 19min19.

Na etapa complementar, perdendo por 3 a 1, o Irã se viu obrigado a soltar mais sua equipe. Empurrados pelo público, que compareceu, mais uma vez, em bom número à praça esportiva, a equipe dirigida pelo técnico Hossein Shams conseguiu diminuir a diferença, aos ¿¿min08, com Azimaei.

Com o placar em 3 a 2 a pressão iraniana aumentou, mas o time não conseguiu o empate, e viu os brasileiros chegarem ao quarto tento. Maurício marcou mais uma vez, após receber passe de Fernandinho, ele apenas empurrou para as redes, aos 30min50.

O gol esfriou a reação dos donos da casa, que passaram a sofrer com os buracos abertos na defesa. O Brasil passou a criar várias chances de gol, enquanto os iranianos passaram a apostar nas bolas paradas. Shamsaee desperdiçou dois tiros livres da marca dos dez metros, e o placar permaneceu inalterado.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Categoria escola do automobilismo volta a suas origens!


A pequena cidade de Lacerdópolis, berço das corridas de gaiola na região meio-oeste de Santa Catarina, recebe nesse final de semana, os melhores pilotos da região para a sexta etapa do Regional de Gaiolas.

As quatro categorias prometem estar com o grid cheio. Todos os pilotos querem entrar na parte final do campeonato com chances de ser campeão.

O piloto da casa Everson Dall’Orsoletta está na liderança da categoria A, mas os pilotos Emerson Castanharo e Jairo Garcia, segundo e terceiro colocados, estão dispostos a assumir esta posição.

Na categoria B Juliano Bitencourt é o líder seguido por Romeu Viel e Paulo Heberle. Juliano informou que devido a compromissos particulares não estará presente nesta etapa deixando com caminho aberto para seus concorrentes.

Jaison Casara é o líder na categoria N, seguido de perto por Martins Agnaldo e Leonel Sartori, segundo e terceiro colocados respectivamente.

Na categoria AP, Gustavo Magnabosco deixará o caminho livre para seus concorrentes, pois o piloto irá estrear na Categoria Marcas N do automobilismo catarinense. Caminho livre para Alter Torcato, segundo colocado, e a apenas 3 pontos do líder. Outro que será beneficiado com a falta de Gustavo é o terceiro colocado, Fausto De Lucca que precisa de todos os pontos possíveis para chegar a liderança do campeonato e manter o título de campeão da categoria.

O sítio dos Lago conta com toda infra-estrutura para a diversão do público, lembrando que a família Lago recepciona a todos com um ótimo café colonial no domingo pela manhã, e no almoço como não podia deixar de ser, serve um delicioso churrasco. Informações pelo fone: (49) 3522-0161 c/ Ademar ou pelo site www.gpracing.esp.br


Programação da Etapa.

Dia 26/09- Sábado

14:30 - Início dos treinos livre - Todas as categorias.

Dia 27/09 - Domingo

09:00 hr – Treino Livre Novatos
09:15 hr – Treino Livre Graduados “B”
09:30 hr – Treino Livre Graduados “A”
09:45 hr – Treino Livre Tubular AP 1600
10:00 hr – Início Treinos Classificatório mesma ordem dos treinos livres.
13:00 hr – Brifieng obrigatório com assinatura de presença.
13:30 hr – 1ª Baterias Novatos
1ª Bateria Graduados “B”
1ª Bateria Graduados “A”
1ª Bateria Tubular à AR
1ª Bateria Tubular AP 1600
2ª Bateria Novatos
2ª Bateria Graduados “B”
2ª Bateria Graduados “A”
2ª Bateria Tubular à AR
2ª Bateria Tubular AP 1600
17:00 hr – Entrega Premiação

Transcatarina já tem mais de vinte pré-inscritos para 2010


Maior rali de regularidade de Santa Catarina tem o roteiro pré-definido e as primeiras duplas já estão garantindo suas vagas na disputa do ano que vem.

O relógio já está correndo e a preparação para o Transcatarina 2010 já começou. A segunda edição do rali será entre os dias 14 a 17 de julho. A princípio o roteiro, que sai do extremo oeste do estado e termina no litoral, passará por Fraiburgo, Ponte alta, Lages, Atalanta, Rio do Sul, Guabiruba e Balneário Camboriú.

Além das mudanças no trajeto, o Transcatarina ganhou mais uma categoria: a Quadriciclo Turismo. Agora os competidores podem se inscrever em seis modalidades, sendo as demais a Super Master, a Graduados, a Jeep, a Junior e a Turismo.

Tem dupla da primeira edição que já garantiu vaga para 2010. Acyr Hideki e Renan Medeiros, que ficaram em quinto lugar na Super Master, estão se preparando para a disputa: “Corremos outras provas de regularidade no país, como a Motorsports e a Troller, e agora vamos nos preparar com o Transparaná em janeiro. Queremos vencer o Transcatarina, depois da ótima experiência que passamos. Essa foi uma das melhores disputas de regularidade que já vi, nesses 12 anos que estou no esporte. Lugares fantásticos e dificuldades no caminho que nos dava mais adrenalina”, relata o navegador Renan Medeiros.

Além dos mais experientes, tem iniciantes que confirmaram presença no Transcatarina 2010. O casal Richard Cordeiro e Simone Barbosa cruzou com os competidores no ano passado, enquanto iam para o Rio Grande do Sul. Ficaram curiosos, se informaram e foram os primeiros a garantir vaga na segunda edição pela categoria Turismo: “Passávamos próximos a Lages quando vimos todos com camisas do rali, almoçando. Entrei na internet, vi como foi a prova e logo fiz a inscrição. Já fomos segundo lugar na Motorsports pela Turismo Light em 2008 e estamos no esporte, por enquanto, porque adoramos e para nos preparar. É um vício e aos poucos vamos adquirindo experiência e graduando. Não pode é parar!”, conta o piloto Richard cordeiro.

As inscrições ainda estão abertas. Informações e valores pelo site www.transcatarina.com.br.

O 2º Transcatarina tem o patrocínio de: Goodyear, Ensimec, Hotel Renar, Toalha Mágica e Trilha Troller SC. Apoio: Jeep Clube Blumenau, Prefeitura de Balneário Camboriú, Prefeitura de Lages, Prefeitura de Rio do Sul, Prefeitura de Fraiburgo, Prefeitura de Atalanta, Lave Bem Lavanderia, Recanto das Águas Hotel e Spa, Grafimax, Licia, Ativa Comunicação e Revista Planeta Off Road.

Por: Caroline de Paula / Aceleração Assessoria de Imprensa
Fotos: Junior Almeida e arquivo pessoal

Brasil vence segundo compromisso no Irã


A Seleção Brasileira de Futsal venceu seu segundo compromisso em terras iranianas. Jogando nesta terça-feira (22/9), diante da equipe sub-23 do Irã, os comandados do técnico Marcos Sorato venceram por 4 a 1. A partida foi realizada em Orumyie, que fica a cerca de 700 quilômetros de Teerã.

O Brasil encerra a viagem ao Irã com mais um duelo. Nesta quarta-feira (23/9), a equipe encara, mais uma vez a equipe principal iraniana, contra quem os brasileiros jogaram nesta segunda-feira (21/9) e venceram por 4 a 3. O confronto ocorre em Teerã, às 17 horas (horário local – 10h30 horário de Brasília).

Na partida desta terça-feira, o time hexacampeão mundial conseguiu impor supremacia desde o início. Evitando que os jovens iranianos fossem influenciados pela torcida que lotou o Ghadir Stadium, que tem capacidade para 6 mil pessoas, o time do Brasil começou o jogo tocando a bola, evitando que o adversário ameaçasse a meta defendida pelo goleiro Cidão.

Logo o volume de jogo foi se transformando em gols para o Brasil. Vander Carioca abriu o marcador, aos 4min07, quando recebeu uma cobrança de escanteio e mandou no ângulo da meta iraniana. Logo na sequência, aos 5min32, Neto roubou uma bola na quadra ofensiva e rolou para Igor, que saiu de frente com o goleiro adversário e fez 2 a 0.

O terceiro tento verde-amarelo saiu ainda na etapa inicial. Fernandinho recebeu passe na área e teve traquilidade para deslocar o arqueiro rival, ampliando aos 19min20. Já no segundo tempo, Vinícius, capitão brasileiro, aproveitou um erro na saída de bola do Irã e marcou o quarto tento, aos 27min28.

Com o placar em 4 a 0, as duas equipes estiveram mais soltas. Várias oportunidades de gol foram desperdiçadas, por ambos lados. O gol de honra dos asiáticos veio de um tiro livre da marca dos dez metros, que Kiaei converteu, já nos instantes finais do confronto, aos 38min36.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Federação divulga os jogos da terceira fase


A Federação Catarinense de Futebol de Salão (FSFS), divulgou nesta segunda-feira (21), as chaves e a tabela da terceira fase do Estadual da Primeira Divisão. A primeira rodada acontece neste final de semana.


Na Chave G ficaram: Moitas, Rio do Sul/Unidavi/Back, Seara e Inter de Lages. Estão na Chave H as seguintes equipes: Chapecoense, Videira, Ibirama e Capivari.


Está fase será disputada em turno e returno, sendo que os dois melhores passam para as semifinais.


Abaixo você confere as partidas do primeiro turno:


Chave G:


Dia 26: Inter Lages Futsal/UNIPLAC x Moitas/Proaço

20:15 Gin. Jones Minosso - Lages


Futsal Seara/Longhi/Itá Seguros x FMD Rio do Sul/UNIDAVI/BACK

20h15: Gin. Carecão – Seara


Dia 09 de outubro: Moitas/Proaço x Futsal Seara/Longhi/Itá Seguros

20h15: Gin. Municipal Henrique Holetz - Ituporanga


Dia 10: Inter Lages Futsal/UNIPLAC x FMD Rio do Sul/UNIDAVI/BACK

20h15: Gin. Jones Minosso - Lages


Dia 12: FMD Rio do Sul/UNIDAVI/BACK x Moitas/Proaço

20h15: Gin. Artemir Werner - Rio do Sul


Futsal Seara/Longhi/Itá Seguros x Inter Lages Futsal/UNIPLAC

20h15: Gin. Carecão - Seara


Chave H:


Dia 26: Chapecoense/CRC x Capivari Futsal

20h15: Gin. SESC - Chapecó T


ADV/Unoesc/Sintricavi x Ibirama Futsal/Pré Fabricar/Manoel Marchetti/CME Ibirama

20h15; Gin. Vermelhinho SERP - Videira


Dia 9 de outubro: Capivari Futsal x Ibirama Futsal/Pré Fabricar/Manoel Marchetti/CME Ibirama

20h15: Gin. Salgadão – Tubarão


Dia 10: Chapecoense/CRC x ADV/Unoesc/Sintricavi

20h15: Gin. SESC - Chapecó


Dia 12: ADV/Unoesc/Sintricavi x Capivari Futsal

20h15: Gin. Vermelhinho SERP - Videira T


Ibirama Futsal/Pré Fabricar/Manoel Marchetti/CME Ibirama x Chapecoense/CRC

20h15: Gin. Esportes João Moretti - Ibirama

De virada, Brasil vence o Irã


O Brasil abriu com vitória a série de três jogos que está realizando no Irã. Nesta segunda-feira (21/9), a equipe hexacampeã mundial bateu, de virada, a seleção iraniana por 4 a 3, em jogo realizado em Teerã. Apesar de ter ficado boa parte do tempo atrás no marcador, o time mostrou disciplina tática e paciência e conseguiu superar os anfitriões, que ficaram em quinto lugar na última Copa do Mundo de Futsal.

O jogo começou com um ritmo forte. Logo aos 45 segundos de jogo Hassanzadeh recebeu uma cobrança de escanteio, dominou e chutou rasteiro, no canto do goleiro Franklin, fazendo 1 a 0. Mesmo em desvantagem, o Brasil manteve a calma e conseguiu o empate aos 3min47, após passe de Fernandinho, Vinícius só teve o trabalho de deslocar o goleiro Nazari, empatando o duelo.

Logo na sequência, no entanto, os asiáticos conseguiram retomar a dianteira no marcador, Taheri avançou pela direita e chutou forte, no ângulo, aos 5min17. A partir daí, o Brasil dominou as ações, com os iranianos tentando jogar no erro verde-amarelo. Mas foi justamente em um erro na saída de bola adversária que os brasileiros empataram. Igor tomou a bola e saiu de frente com Taheri, aos 16min46, igualando de novo o jogo.

Já na etapa final, os donos da casa, mais uma vez, conseguiram sair na frente. Em um chute de longe o goleiro Nazari fez o terceiro, aos 22min10. O Brasil então se viu obrigado a pressionar. Conseguindo atacar, sem correr riscos defensivos a virada verde-amarela ocorreu. Aos 29min14, Neto cobrou lateral e a bola passou por toda área, encontrando o pivô Vander Carioca que só empurrou para as redes.

O quarto tento dos visitantes ocorreu aos 33min40, quando Maurício fez boa jogada pela ala esquerda, invadiu a área, e cruzou para Fernandinho que colocou o Brasil em vantagem pela primeira vez no confronto.

O Brasil volta à quadra nesta terça-feira (22/9), em Orumyie, onde enfrenta a seleção sub-23 do Irã. Na quarta-feira (23/9) os dois países voltam a se enfrentar com as suas equipes principais, novamente na capital iraniana. Todos os jogos estão marcados para às 17 horas (horário local 09:30 horário de Brasília).

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Santa Catarina ganha dois ouros e dois bronzes no último dia das Olimpíadas Escolares Brasileiras


Handebol e vôlei masculino foram campeões da competição em Poços de Caldas

As modalidades de handebol e vôlei masculino garantiram ouro para Santa Catarina no final da tarde deste domingo, último dia de disputas das Olimpíadas Escolares Brasileiras na cidade de Poços de Caldas. O evento iniciou no último dia 11 de setembro com a presença de 24 estados e cerca de 3 mil atletas. A delegação catarinense composta por 144 atletas terminou a disputa com 23 medalhas (oito de ouro, três de prata e 12 de bronze).


No último dia de competições as equipes catarinenses disputavam medalhas nas modalidades de vôlei e handebol masculino, além dos dois naipes do basquete. Na partida mais disputada de toda a competição do vôlei masculino, a equipe da EM Erwin Prade de Timbó enfrentou o Colégio Christus do Ceará e depois de uma batalha que foi ao tie break e teve um terceiro set em 32 a 30, ficou com a medalha de ouro da competição. Com a vitória o time garantiu vaga no Sul-americano escolar que será em novembro no Equador.


No handebol masculino outro jogo emocionante e muita comemoração com o título da disputa. O grupo do Colégio São José de Itajaí venceu a partida por 15 a 9 contra a equipe CE Vicenti Tomazi do Paraná e soltou o grito de vitória que estava preso na garganta. No ano passado, o time também esteve nas Olimpíadas Escolares e mesmo sem perder nenhuma partida (venceu uma e empatou duas) não se classificou para as semifinais, causando muita frustração no grupo. O Colégio São José também está classificado para o Sul-americano Escolar.


As medalhas de bronze vieram nas modalidades de basquete masculino e vôlei feminino. O Colégio Evangélico Jaraguá disputou o bronze contra o Santa Mônica Cachambi do Rio de Janeiro e venceu a partida por 51 a 41 já na prorrogação.


Já o vôlei feminino da EEB Sara Kleinkauf de Guaraciaba ficou com o bronze na manhã deste domingo, após vencer a equipe de N. Senhora do Perpétuo Socorro do Mato Grosso, por 3 sets a 0.


Ainda o basquete feminino do CE Chapecó disputa o terceiro lugar neste domingo contra a equipe do Colégio Paulo Freire de São Paulo, mas foi derrotado por 33 a 53 e terminou a competição em quarto lugar.


A delegação catarinense retorna para o Estado na noite deste domingo, com as equipes chegando a suas respectivas cidades na manhã desta segunda-feira, dia 21.

Brasil encara o Irã nesta segunda-feira


Irã e Brasil se enfrentam nesta segunda-feira (21/9), em Teerã (Irã), às 17 horas (horário local 09:30 horário de Brasília). O confronto marca a abertura da série de jogos que os brasileiros farão em terras iranianas até quarta-feira (23/9): serão dois confrontos contra o time principal e um contra a equipe sub-23 do Irã. A primeira e a terceira partida ocorrem na capital iraniana, enquanto o segundo confronto, contra a equipe de base, será em Orumyie.

Para o técnico do Brasil, Marcos Sorato, as partidas terão um grau de dificuldade extremo. Espero jogos muito difíceis. Não poderemos treinar e estamos em um período de transição. Temos que ser competitivos e é isto que espero, declarou o treinador, fazendo referência ao fato de os atletas se apresentarem na madrugada desta segunda-feira, pouco mais de 12 horas antes do primeiro compromisso.

No último mundial, em 2008, o Irã ficou na quinta colocação, tendência confirmada pelo comandante técnico brasileiro. Não tenho dúvida de que os iranianos estão entre os cinco melhores do mundo. Já há algum tempo a equipe vem demonstrando força, como em 92, quando atingiu as semifinais da Copa do Mundo de Futsal, em Hong Kong. Isto só comprova que o trabalho é duradouro, relembrou Sorato.

O Irã tem jogadores defensivos muito fortes, mas além de defender bem a equipe tem um poder de ataque interessante, por isso é tão complicado atuar contra eles?, avaliou o treinador. Podemos destacar jogadores como Shamsaee e Taeri, além do goleiro Nazari. Não é por acaso que o Irã é hoje uma das principais forças do futsal mundial?, complementou.

Retrospecto

O duelo desta segunda-feira marca o segundo jogo na história entre Brasil e Irã em terras iranianas. O primeiro jogo foi realizado em 2004, quando houve empate em 4 a 4. Levando em consideração todos os confrontos ao redor do mundo, até o momento, foram 13 partida entre os dois países, com 11 vitórias verde-amarelas, e dois empates.

Neste ano, brasileiros e iranianos já se enfrentaram por três oportunidades, todas no Brasil. Foram duas vitórias do Brasil e um empate.

Um calendário para o Campeonato Brasileiro de futebol

Ao se contemplar a ideia de haver um calendário racional para o futebol nacional, ganha importância a definição criteriosa de como deve funcionar o Campeonato Brasileiro, principal competição da modalidade em nosso país.

O presente documento visa mostrar como essa competição deve ser estruturada.O maior acerto que já houve, em termos de calendário, no Brasil, foi a adoção do sistema de turno e returno e pontos corridos na realização do Brasileiro. A medida, adotada em 2003, revelou-se um acerto inequívoco, trazendo justiça, credibilidade e fácil compreensão para o certame.

Em 2003, o campeonato foi disputado por 24 agremiações. Em 2004, por 22. E, a partir de 2005, por 20. Esse número de disputantes, por divisão, também parece acertado. Se há bons argumentos para que sejam 22 ou 24 (e os há, já que alargar o número de participantes permitiria que mais mercados fossem contemplados, o que parece ter sentido em um país de dimensões continentais como o nosso), e também os há para que sejam 16 ou 18 (o que permite menos tempo de disputa e, portanto, maior período dedicado à pré temporada e jogos amistosos e excursões correspondentes), é fato que o número de 20 participantes por divisão é universalmente aceito, adotado na maioria dos campeonatos nacionais de expressão e, ademais, já se adota esse número no Brasil há cinco temporadas. Haver uma continuidade é algo positivo, razão pela qual aqui se defende que haja 20 clubes por divisão, mesmo.

Então, tem-se a fórmula certa e tem-se o número de participantes apropriado. Quer dizer, então, que está tudo certo com a principal competição do futebol brasileiro?
Em absoluto! Seis pontos precisam ser objeto de aperfeiçoamentos.

O primeiro deles é diretamente relativo ao calendário em si: jogar-se entre final de abril e início de dezembro de cada ano é um disparate, pois se joga só aos fins de semana em algumas época, em fins e meios de semanas em outras, se joga em meio à “janela” de meio de ano, o que faz com que os clubes percam seus principais jogadores durante a temporada; enfim, uma série de imperfeições estão contidas nesse modelo.

Qual a alternativa? Com a adequação ao calendário europeu, as 38 rodadas devem ser jogadas, 19 delas, na segunda metade de agosto e ao longo dos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, e as outras 19, ao longo dos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e na primeira metade de maio.

Com isso, se preenche a maior parte do período de competições do calendário adequado ao mundial (agosto a maio) com o Campeonato Brasileiro e, portanto, há atividade para toda a temporada regular para os 60 clubes que o disputam (20 da primeira divisão, 20 da segunda divisão, 20 da terceira divisão).

O segundo ponto é que, com a configuração atual, há jogos em meios de semanas, o que é prejudicial. A principal competição do calendário deve ser valorizada, e não será havendo jogos às quartas e quintas-feiras que se estará fazendo isso.

Portanto, as 38 rodadas serão divididas em 19 fins de semanas na segunda metade de agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro, e 19 fins de semanas de janeiro, fevereiro, março abril e primeira metade de maio.

Ao se garantir jogos somente aos sábados e domingos para o Campeonato Brasileiro se está estimulando incrementos de bilheteria, audiência e, indiretamente, de patrocínio, para os clubes.

Terceiro ponto: na tabela dos campeonatos brasileiros dos últimos anos, tem-se incorrido, por vezes, na prática de alguns clubes, jogarem-se três ou quatro partidas seguidas com o mando de campo, e outros, três ou quatro partidas seguidas sem o mando de campo. Isso não é interessante, nem do ponto de vista técnico, muito menos ainda do ponto de vista comercial.

No livro “Futebol Brasileiro: Um Projeto de Calendário”, de autoria deste escriba, há uma metodologia de elaboração de tabela para o Campeonato Brasileiro em que todos os clubes fazem uma sequência máxima de dois jogos seguidos com o mando de campo e de dois jogos seguidos sem o mando de campo ao longo de todo o campeonato, o que parece ser muito mais profissional que a situação atual.

Um quarto ponto é que a terceira divisão não é disputada em turno e returno e por pontos corridos – e deveria sê-lo.

Se regionalizar a terceira divisão reduz custos, a justificativa para não a fazer em pontos corridos, também reduz receita: competições de pontos corridos são as mais justas, as de maior facilidade de compreensão, as que trazem maior credibilidade e, em consequência, as com maior potencial arrecadador. E uma terceira divisão em pontos corridos acarreta um mínimo de 38 jogos para todos os clubes que dela participam – pela metodologia atual, há clubes que só realizam oito jogos.

Garantir que os clubes da terceira divisão façam 38 jogos é propiciar a eles atividades ao longo de toda a temporada, algo que não acontece com a terceira divisão sendo disputada nos moldes atuais.

Mais um ponto, o quinto: o acesso e descenso entre cada divisão não deve ser de quatro clubes, mas de cinco, incluso aí o fato de que os cinco primeiros colocados da Série A do Campeonato Brasileiro devem se classificar para a Taça Libertadores da América, e não os quatro primeiros (os clubes que chegarem entre a sexta e a décima colocação devem disputar a Copa Pan-Americana, sugerida em substituição à Copa Sul-Americana).

Fazer com que o acesso / descenso seja de cinco clubes, ao invés de quatro, propicia que clubes que estão em divisões menores tenham mais acesso às divisões maiores, o que parece propício em um país que tem cerca de 700 clubes profissionais, muitos deles com reconhecida tradição. Ademais, faz com mais clubes tenham objetivos a cumprir ao longo de todo o campeonato, impedindo que alguns deles joguem desmotivados nas últimas rodadas.

O sexto, e último, ponto é que se deve repensar datas e horários de jogos. Sobre datas, é de se esperar que jogos de uma mesma divisão sejam simultâneos, para que não haja favorecimento a algum clube. Sobre horários, é de se esperar que os jogos se deem ao “pôr do sol”, para que os atletas não sejam obrigados a incorrer em esforço físico demasiado.

Pode-se, portanto, pensar em fazer os jogos da segunda e da terceira divisões sempre aos sábados, às 18 horas. Os jogos da primeira divisão, assim como os do Torneio da Integração Nacional (uma espécie de quarta divisão), podem ser sempre aos domingos, também às 18 horas.
Como se vê, muito ainda se tem que trabalhar para que o Campeonato Brasileiro chegue no patamar que merece. Em isso acontecendo, pode-se crer que poderemos ter uma liga nacional das mais interessantes do planeta em nosso país!

*Luis Filipe Chateaubriand é autor do livro 'Futebol brasileiro: um projeto de calendário', pela editora Publit (www.publit.com.br)

domingo, 20 de setembro de 2009

Seleção Brasileira se apresenta para jogos contra o Irã

A Seleção Brasileira de Futsal inicia nesta segunda-feira (21/9) uma série de amistosos contra o Irã. O time se reúne em Teerã, capital iraniana, para enfrentar uma das mais fortes equipes do salonismo mundial, na atualidade. Parte da delegação desembarcou na manhã deste domingo (20/9) em terras iranianas, mas a maioria dos atletas chega apenas na madrugada desta segunda-feira.

Com o curto espaço de tempo entre a chegada dos jogadores e o primeiro duelo diante dos iranianos, o time não fará nenhum treinamento. O primeiro compromisso entre Brasil e Irã ocorre às 17 horas (horário local 09:30 horário de Brasília), desta segunda-feira, em Teerã. Na terça-feira (22/9), a seleção brasileira se desloca até Orumyie, para enfrentar a equipe sub-23 iraniana.

A programação de jogos, nesta viagem ao Irã, se encerra na quarta-feira (23/9), com um novo duelo diante da equipe principal iraniana, em Teerã. Não há como ministrarmos treinamentos, por conta da programação apertada. Temos que tentar contornar este fator dando aos atletas uma boa condição de recuperação entre um jogo e outro, explicou o preparador físico do Brasil, João Carlos Romano.

Mesmo com os jogos em dias consecutivos, Romano acredita que o Brasil poderá render bem no aspecto físico. Temos 12 atletas, dos quais 11 estão em início de temporada (apenas o goleiro Franklin atua no Brasil), com isto temos atenuada a questão do desgaste dos jogadores e se transforma em um fator importante na recuperação de todos, explanou.

A comissão técnica já está instalada no Irã, assim como o goleiro Franklin, que atua pela Malwee Futsal (SC). Os onze atletas que jogam no futsal europeu se apresentam nesta madrugada em terras iranianas.

Confira a lista de convocados para os amistosos no Irã

Goleiros
Cidão (Caja Segovia-ESP)
Franklin (Malwee Futsal-SC)

Fixos
Neto (Inter Movistar-ESP)
Ciço (ElPozo Múrcia-ESP)

Alas
Gabriel (Inter Movistar-ESP)
Vinicius (ElPozo Múrcia-ESP)
Café (Sporting Lisboa-POR)
Marquinho (Inter Movistar-ESP)
Maurício (ElPozo Múrcia-ESP)
Rafael (Xacobeo 2010 Lobelle Santiago-ESP)

Pivôs
Fernandinho (Azkar Lugo-ESP)
Igor (Barcelona-ESP)
Vander Carioca (Tyumen-RUS)

Vôlei feminino do EEB Sara Kleinkauf de Guaraciaba garante medalha de bronze


Meninas derrotaram o time do Mato Grosso nas Olimpíadas Escolares de Poços de Caldas

As meninas da EEB Sara Kleinkauf de Guaraciaba disputaram na manhã desde domingo, 20, em Poços de Caldas (MG) a medalha de bronze da modalidade de vôlei feminino. A vitória e a conquista do terceiro lugar foram contra o time do EE N. S do Perpétuo Socorro do Mato Grosso com 3 sets a 0 no placar e parciais de 25/15, 25/15 e 25/16.


Para o técnico Evelton Bollico o resultado deste domingo foi o esperado, embora ele tivesse que trabalhar muito a cabeça das suas jogadoras depois da derrota sofrida no sábado, durante a semifinal contra a equipe do Rio, quando o time perdeu por 3 a 1. “Para nós a decisão do torneio foi ontem (sábado) contra o Rio”, disse o técnico.


Mesmo assim o grupo mostrou-se feliz em volta para casa com uma medalha. A delegação catarinense retorna para casa na noite deste domingo.

Abaixo segue todos os resultados da equipe de Guaraciaba na competição:


Dia 16 – SC 2 x 0 RO

Dia 17 – SC 2 x 0 MT

Dia 18 – SC 2 x 0 PE

Dia 19 – SC 1 x 3 RJ

Dia 20 – SC 3 x 0 MT


Basquete feminino de Chapecó termina disputa com a quarta colocação


Também na manhã deste domingo foi realizada a disputa de terceiro lugar do basquete feminino, entre o CE Chapecó e a Colégio Paulo Freire (SP), mas as atletas chapecoense foram derrotadas por 53 a 33 e ficaram com a quarta colocação na disputa. No ano passado, com a mesma equipe, embora com uma formação diferente, o CE Chapecó foi campeão da disputa.

Resultados da basquete feminino:


Dia 16 – SC 69 x 42 AL

Dia 17 – SC 46 x 40 PE

Dia 18 – SC 52 x 37 PB

Dia 19 – SC 38 x 41 ES

Dia 20 – SC 33 x 53 SP

Vôlei e handebol masculinos decidem medalha de ouro nas Olimpíadas Escolares


Já os dois naipes do basquete e o vôlei feminino brigam pelo bronze neste domingo

As Olimpíadas Escolares Brasileiras se encerram neste domingo com as decisões das modalidades de basquete, handebol e vôlei nos naipes masculino e feminino. A competição iniciou no último dia 11 de setembro na cidade de Poços de Caldas (MG). Santa Catarina disputará às finais do handebol e do vôlei masculino. Já as modalidades de basquete masculino e feminino além do vôlei feminino tentarão a medalha de bronze.

As equipes catarinenses participaram de cinco semifinais neste sábado. E um dos melhores resultados do dia veio do handebol masculino do Colégio São José de Itajaí que enfrentou o Caic Balduíno B. de Deus do Piauí e venceu por 25 a 13 sem muitas dificuldades. Com isso, o time catarinense disputa a medalha de ouro neste domingo, contra a equipe do Paraná, da escola CE Vicenti Tomazi. A partida está marcada para as 15h.

Outra equipe que se deu bem neste sábado foi o time masculino de Timbó da escola EM Erwin Prade. O grupo enfrentou a escola EE Adilson Alves do Mato Grosso do Sul e fechou o placar em 3 sets a 1. Neste domingo, às 15h30min, a equipe catarinense disputa o título da competição contra o Colégio Christus do Ceará.

Mesma sorte não tiveram as meninas de Guaraciaba da EEB Sara Kleinkauf. Apontadas como uma das equipes favoritas ao título e buscando manter a hegemonia do vôlei feminino catarinense na disputa, que há três anos levava o título para casa , as meninas do Extremo Oeste fizeram uma partida irregular na semifinal contra a CEL do Rio de Janeiro e foram derrotadas por 3 sets a 1.

No basquete feminino também uma derrota tirou da equipe da CE Chapecó da briga por uma medalha de ouro. Elas enfrentaram a Escola Darwin do Espírito Santo perderam a partida por 38 a 41. Com isso, o time de Chapecó joga neste domingo contra a equipe da escola Paulo Freire de São Paulo, pela medalha de bronze. A partida está marcada para às 8h30min.

Outra derrota de Santa Catarina neste sábado foi no basquete masculino com o Colégio Evangélico Jaraguá que foi vencido pelo Shopos de Belém do Pará por 56 a 46. Neste domingo a equipe jaraguaense disputa o bronze.

sábado, 19 de setembro de 2009

Equipes catarinenses de basquete, vôlei e handebol estão nas semifinais em Poços de Caldas


Times mantiveram 100% de aproveitamento nas Olimpíadas Escolares Brasileiras até agora

As equipes de basquete e vôlei masculino e feminino, além do handebol masculino garantiram classificação às semifinais das Olimpíadas Escolares Brasileiras que estão sendo disputadas na cidade de Poços de Caldas.


O evento iniciou no dia 11 de setembro e se encerra neste domingo (20) com as finais das modalidades coletivas. Neste sábado acontecem às semifinais do basquete, handebol e vôlei e Santa Catarina marca presença em todas elas. Apenas o handebol feminino da EEB Claudino Crestani de Palma Sola está fora das disputas.

Uma das primeiras equipes a garantir sua classificação foi o time de basquete masculino do Colégio Evangélico Jaraguá, que nesta sexta-feira enfrentou o CED Sigma Asa Sul do Distrito Federal e venceu a partida por 50 a 30. O destaque da partida foi Gabriel, cestinha da partida com 20 pontos.


O grupo que treina com o técnico Rafael Muller conta com um atleta argentino, que desde março integra a equipe jaraguaense. Brian Ezequiel nunca tinha jogado basquete antes de fazer os testes para o time do professor Muller e passar a integrar o grupo. “Ele joga na posição de pivô e, apesar da pouca experiência está evoluindo muito”, contou o técnico.


Com a vaga garantida para a semifinal o time agora aguarda o sorteio que será realizado na noite desta sexta, para saber quem será seu adversário nas briga por uma vaga na final da competição. As semifinais de todas as modalidades acontecem neste sábado e as finais serão no domingo, encerrando as disputas das Olimpíadas Escolares Brasileiras.


No basquete feminino mais uma vitória tranqüila da equipe do CE Chapecó contra o Colégio Nossa Senhora de Lourdes da Paraíba, com 52 a 37 no placar.


Outra equipe que terminou a fase de classificação da competição com 100% de aproveitamento, foi o vôlei masculino da escola EM Erwin Prade Timbó, que nesta sexta-feira venceu A Escola São Domingo do Espírito Santo por 2 a 0 (25/9 e 25/14). No vôlei feminino, as meninas de Guaraciaba, da EEB Sara Kleinkauf também não tiveram dificuldades de passar à semifinal, vencendo nesta sexta-feira a equipe do Colégio Contato de Pernambuco por 2 a 0 (2518 e 25/10).


O handebol masculino da Escola São José de Itajaí também encerrou a fase de classificação com uma vitória tranqüila, vencendo a partida por 29 a 18 contra a escola Santa Mônica Cascadura do Rio de Janeiro.

Olifray,dando exemplos de organização

A Ollifray,maior competição dos vales do rio do peixe e contestado,tem dado grandes exemplos de organização,e está sendo uma das mais tranquilas edições até agora.

Conversando ontem com a CCO da Olifray,pedi um balanço desta primeira semana,de jogos nas diversas modalidades que tiveram jogos está semana, e recebi boas noticías, a''competição tem seguido sem problemas'',disse um dos organizadores Ademir Torri'',um pequeno número de cartões amarelos expulsões então são raridades,as tabelas estão sendo seguida a risca pelos participantes.

www.kisport.com/olifray

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Rodada do final de semana é última desta fase


Neste final de semana acontece a última rodada da segunda fase da primeira divisão do futsal catarinense.Na noite de ontem já ouve dois jogos pela chave E o Moitas foi a Petrolândia prá receber o Seara,as duas equipes já estão classificadas em primeiro e segundo lugar respectivamente,para o Seara apenas confirmar sua posição,para a formação das próximas chaves.

No outro jogo já pela chave F, Rio do Sul recebeu o Capivari no Artemir Werner.O jogo era de classificação para o Rio do Sul que tinha de ganhar para confirmar sua classificação já que matematicamente já está classificado,para a próxima fase.

Os detalhes destes dois jogos trarei ainda hoje se possível ou na segunda feira com os resultados de toda está rodada.E hoje a noite mais jogos para fechar está fase.

Na chave E Chapecoense ainda com chances de se classificar com 16 pts, recebe em casa o Marka/Bastos/Pinheiro,com 18 pts, que joga prá confirmar sua classificação,junto com o Moitas e o Seara.Na mesma chave ainda jogam apenas prá cumprir tabela São Fransisco do Sul e o Joaçaba,em são chico.

Chapecoense/CRC x Marka/Bastos/Pinheiro
local:Ginásio do Sesc- Chapecó
21:00 horas

A.D.F. S. Francisco do Sul x UNOESC/Joaçaba
local:Ginásio
Waldir Quirino da Luz - São Francisco do Sul
20:30 horas

Na chave F, Os eliminados Planalto e Pinheiro Preto se enfrentam em São Cristóvão do Sul,este é o jogo de cumprir tabela da chave, por que as outras partidas são todas com classificação em jogo!!!!!
A ADV classificada vai a Campo Belo do Sul enfrentar a equipe da casa, em busca de sua permanência, na vice liderança da chave ou com um possível tropeço de Rio do Sul chegar quem sabe a liderança, da chave, já a equipe da serra catarinense,encerra sua participação neste ano já se preparando para 2010.O jogo deverá será transmitido pela Rádio Videira.

O outro jogo da chave o Nápoli com 22 pts vai a Ibirama,enfrentar a equipe da casa que por enquanto classificada com 23 pts, tentará manter sua classificação e fechar e seguir com o bom que está tendo até agora,não esquecendo que está equipe disputa pela primeira vez está competição se eu não estiver enganado.Este jogo concerteza será o mais emocionante de todos outros desta rodada, porque quem ganhar garante a vaga a próxima fase, e sobe mais um degral para a Especial, quem perder, que comece planejar 2010.

CME Campo Belo do Sul x ADV/Unoesc/Sintricavi
local:Ginásio Municipal Campo Belo do Sul-msm
20:00 horas

Ibirama Futsal x Napoli/UnC/FME Caçador
local:Ginásio de Esportes João Moretti-Ibirama
20:00 horas
Aos torcedores que irão de caravanas,vamos torcer com respeito as torcidas e a equipe da casa,tenho recebido alguns email, que tem muita gente indo para brigar com braço em vez de brigar por sua equipe vamos torcer com consciência,e fazer do nosso futsal um esporte a cada dia melhor.

Rodada desta sexta define equipes classificadas às semifinais das Olimpíadas Escolares

Maioria das equipes catarinenses tem chance de passar à próxima fase

A rodada desta sexta-feira nas Olimpíadas Escolares Brasileira, em Poços de Caldas, será decisiva para as equipes que disputam o evento. É que no final do dia serão conhecidas as equipes classificadas para às semifinais das modalidades de basquete, handebol e vôlei nos dois naipes. Já o tênis de mesa se encerra esta sexta-feira com as disputas individuais. As Olimpíadas Escolares iniciaram no dia 11 de setembro e seguem até o domingo em Minas Gerais.

Santa Catarina tem chance de classificação em todas as modalidades, com exceção do handebol feminino da escola EEB Claudino Crestani, que perdeu mais uma partida e com duas derrotas e está fora da competição. Nesta sexta-feira a equipe de Palma Sola apenas cumpre tabela enfrentando o time de Alagoas da escola Irene Garrido, às 9h30min.

Entre os destaques da rodada desta quinta-feira, pela segunda rodada da competição estava o time de vôlei feminino de Guaraciaba que com mais uma vitória por 2 a 0 (25/19 e 25/16) lideram o seu grupo. Na partida que decide a vaga à semifinal, nesta sexta-feira, as meninas da escola EEB Sara Kleinkauf enfrentam o time do Colégio Contanto de Pernambuco.

Já no vôlei masculino o grupo de Santa Catarina formado por alunos da EM Erwin Prade de Timbó teve um pouco mais de trabalho para vencer sua segunda partida nesta quinta-feira, mas fez 2 a 1 (25/23, 23/25 e 17/15) na equipe do CEL (RJ). O adversário era o atual campeão torneio e também atual campeão sul-americano escolar e time que tirou a equipe de Timbó das disputas do ano passado. Nesta sexta os meninos de Timbó enfrentam a Escola São Domingos (ES).

Também o basquete catarinense está muito bem na disputa lideram seus grupos e tem grandes chances de estar na semifinal de sábado. No feminino, a equipe do CE Chapecó venceu nesta quinta a equipe do Colégio Atual (PE) por 46 a 40 e busca uma vaga na semifinal nesta sexta contra o time da escola Nossa Senhora de Lourdes da Paraíba.

No masculino, o time do Colégio Jaraguá também lidera seu grupo após a vitória também contra o time do Colégio Atual de Pernambuco por 64 a 24. Nesta sexta-feira a equipe enfrenta o CED Sigma Asa Sul do Distrito Federal.

Por último, o handebol masculino também decide uma vaga na semifinal, nesta sexta-feira contra o time do Santa Mônica Cascadura do Rio de Janeiro. Nesta quinta a equipe do Colégio São José de Itajaí enfrentou o Colégio Saint Louis de Sergipe e venceu por 32 a 10.

No tênis de mesa, as disputas por equipes terminaram na tarde desta quinta-feira e as equipes masculina e feminina de Santa Catarina, Roger e Rafael da escola Prefeito Waldemar Kleinubing de Videira e Bruna e Nátalia da EEB Rubens de Arruda Ramos de Criciúma perderam nas semifinais da disputa. Ainda tiveram a possibilidade de brigar pelo bronze. Os meninos jogaram contra o Mato Grosso, mas perderam por 3 a 1 já as meninas enfrentaram o Ceará e perderam por 3 a 2. Nesta sexta-feira iniciam as disputas individuais da modalidade.

Secel realiza o I Seminário Municipal de Paradesporto


Iniciativa da Secel irá contar com a presença de pesquisadores e paratletas


As políticas públicas de esporte e lazer voltadas para as pessoas com deficiência serão debatidas durante o I Seminário Municipal de Paradesporto.

O evento é uma iniciativa da Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza (Secel), em parceria com a Federação Cearense de Desportos Aquáticos e a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Na próxima segunda-feira, 21 de setembro, a partir de 13h, no auditório da biblioteca da Unifor, paratletas, estudantes e professores de Educação Física, juntamente com representantes da sociedade civil organizada irão realizar um debate sobre os caminhos para o desenvolvimento do paradesporto em Fortaleza.

Ao longo da tarde, quatro palestras irão abordar aspectos do paradesporto, bem como a inclusão social e a melhoria na qualidade de vida que o esporte pode proporcionar às pessoas com deficiência.

A palestra de abertura irá ficar a cargo de Humberto Henriques, paratleta cadeirante que irá tratar sobre a formulação de políticas públicas específicas para as pessoas com deficiência.

Partindo para o campo do alto rendimento, uma palestra irá tratar especificamente sobre esporte paraolímpico. A apresentação ficará a cargo do mesa-tenista, Eugênio Sales, medalhista Panamericano e coordenador do Projeto Tênis de Mesa Adaptado, uma das primeiras iniciativas de paradesporto no âmbito da Prefeitura de Fortaleza, desenvolvida desde 2008 pela Secel.

Através do projeto, a Secel e a Federação Cearense de Tênis de Mesa Adaptado (FCTMA) levam a prática do tênis de mesa para pessoas com deficiência, em dois núcleos, localizados no Centro de Cidadania César Cals e no CEJA Paulo Freire.

Para o secretário de Esporte e Lazer de Fortaleza, Evaldo Lima, a realização do I Seminário Municipal de Paradesporto pretende pautar a temática na agenda de debates da Cidade. “A partir das demandas identificadas durante o seminário, teremos elementos para formular políticas específicas de paradesporto, que contemplem tanto a dimensão inclusiva do esporte quanto o alto rendimento”, afirma o titular da Secel.

Confira a programação do I Seminário Municipal de Paradesporto

Palestra: “Políticas públicas”

Horário: 14h20

Palestrante: Humberto Henriques - paratleta cadeirante.

Mediador: Henrique Gurgel – paratleta e tricampeão cearense de natação

Palestra: “Importância da atividade física no processo de reabilitação da Pessoa com Deficiência”

Horário: 15h

Palestrante: Fábio Barreto Rodrigues – professor de Educação Física do hospital Sarah Kubitschek

Mediador: Daniel Melo

Palestra: “Esporte Paraolímpico”

Horário: 16h10

Palestrante: Eugênio Sales – mesa-tenista e medalhista Panamericano

Mediador: Guillermo Sanchis - diretor técnico da Federação Cearense de Desportos Aquáticos e classificador de Natação Funcional da Confederação do Paradesporto Brasileiro

Palestra: “Modelos de Superação / Formação de Educadores para trabalhar o atleta”

Horário: 16h50

Palestrantes: Paulo Ribeiro Cardoso- triatleta participante do Iron Man - e Vicente Matias Cristino – professor do Curso de Educação Física da Unifor

Mediador: Ulisses de Souza Júnior – professor de Educação Física

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Moitas empata em Santa Cecília

Após uma série de confusões, a partida entre Marka Bastos e Moitas finalmente foi realizada. Não em Lages e sim na cidade de Santa Cecília. O duelo foi quente do início ao fim. Foram distribuídos pelos árbitros Claudionei Laguna e Oscar Calheiros Cruz Filho: 9 cartões amarelos (destes 4 para o Moitas) e um vermelho para o jogador da equipe serrana, Luis Felipe, com menos de três minutos de jogo.

Após dois tempos de muita emoção a partida terminou empata em 4 a 4.

Marcaram para o Moitas: Salsicha (3) e Rodrigo Boaventura.

Com o empate os ituporanguenses continuam na liderança da Chave E, agora com 27 pontos. Na próxima o rodada o Moitas/Proaço recebe na sexta-feira o Futsal Seara, no ginásio Papa João Paulo I, em Petrolândia. A partida começa as 21h.

Fonte:www.esportealtovale.blogspot.com

Bofetada do atraso


Primeiro, a internet violentou o papel em sua essência física, palpável, dogmática. Roubou à História da escrita o movimento manual da pena e o batuque, ora mecânico, ora elétrico, das máquinas de escrever de outrora. Minou, por assim dizer, o essencial, a rotina, para então começar a dizimar os modelos. Em pouco mais de uma década, derreteu a credibilidade e expôs as intenções das ditas mais sérias empresas de comunicação do Brasil, apesar da permanente tensão provocada pela expectativa de cerceamento e censura. Aliás, uma tentação autoritária pela qual, ao que parece, o Senado da República ensaia se ajoelhar. São sinais dessa tormenta em que vive o jornalismo brasileiro, confinado num vazio que se estende no éter de um rápido processo de decadência moral, em parte resultante de maus hábitos de origem, como o arrivismo e a calúnia pura e simples, mas também porque sobre as redações paira um ar viciado e irrespirável cheio de maus agouros de mudança, ou melhor, de status.

São ventos recentes, os da internet, que nem marolas faziam nos primeiros anos de concentração de usuários e funcionamento da rede mundial de computadores. Como fenômeno de jornalismo, foi preciso esperar que o ambiente virtual deixasse de ser eminentemente transpositivo, na verdade, uma cópia digital dos jornais, para surgir um espaço editorial novo, essencialmente individual, mas nutrido pelas idéias do coletivo. Definidos de forma simplista, no nascimento, de diários eletrônicos, os blogs se fixaram como um instrumento de comunicação social poderoso, a ponto de se tornarem subversivos, no melhor sentido da palavra. Passaram a devorar velhos esquemas como uma nuvem de insetos, milhões deles, em crescimento exponencial. Tornaram-se, na singular definição do ministro-jornalista Franklin Martins, “grilos falantes” da mídia e inauguraram uma regulação ética nominal e permanente do noticiário. Dentro desse papel, os blogs independentes têm conseguido desmascarar, muitas vezes em tempo real, tradicionais espaços editorais voltados, historicamente, para a manipulação e distorção de matérias jornalísticas a soldo de interesses inconfessáveis. Tornaram-se, em pouco tempo, imprescindíveis.

Pensei nisso tudo por várias razões, mas principalmente porque tenho que falar, no final de outubro, com estudantes de jornalismo da Universidade de Maringá, no Paraná, sobre o fenômeno da blogosfera e discutir as razões desses maus tempos de jornalismo em que vivemos. Mas também porque a animosidade das velhas elites políticas brasileiras com a internet alcançou seu paroxismo nesse projeto inacreditável assinado pela dupla de senadores Marco Maciel (DEM-PE) e Eduardo Azeredo (PSDB-MG), de restrição de liberdade na rede mundial de computadores. Onde estão os freios dessa gente? Ainda que não houvesse muitos motivos para repudiar uma intenção de censura no mais democrático ambiente de comunicação da cultura humana em todos os tempos, bastaria um – o da civilidade – para fazer calar esse clamor de alcova que nos envergonha.

Trata-se de uma tentativa primária, nos métodos e na intenção, de conter o poder iconoclasta e o viés crítico da internet, notadamente dos blogs. Pretende-se amordaçar uma rede formada, apenas no Brasil, por 64,8 milhões de pessoas, segundo pesquisa do Ibope publicada em agosto de 2009, ou seja, no mês passado. O instituto calcula que esse número cresça, na próxima década, cerca de 10% ao mês. Portanto, mais do que dobrando de tamanho em 10 anos, a depender da intensidade das diversas políticas de inclusão digital capitaneadas pelo governo do PT. Pensar em controlar o torvelinho de informação circulante, hoje, na internet, é um exercício absoluto de arrogância, quando não de ignorância. É um exagero surpreendente, até mesmo em se tratando de uma iniciativa dessa triste e reacionária elite política e econômica brasileira. De minha parte, não acredito que o Brasil vá aceitar, inerte, essa bofetada do atraso.

Eu não vou.

Eu vi gostei e ta ai ...quem quiser acessar mais.

http://brasiliaeuvi.wordpress.com/2009/09/14/bofetada-do-atraso/

Tênis de mesa de SC abre disputas das Olimpíadas Escolares com vitórias

As equipes masculina e feminina de tênis de mesa de Santa Catarina abriram as disputas da modalidade com vitória na manhã desta quarta-feira, dia 16, na cidade de Poços de Caldas (MG). A competição é válida pelas Olimpíadas Escolares Brasileiras que seguem até o dia 20 de setembro.


No naipe masculino, a equipe catarinense é formada por Rafael Correa de Almeida, 14 anos e Roger Lascoski dos Santos de 13 anos, da escola Prefeito Waldemar Kleinubing de Videira.


Na primeira partida, na manhã desta quarta, eles enfrentaram os atletas do Maranhão, sendo que Rafael abriu a disputa perdendo sua partida por 3 a 0. Em seguida, foi a vez de Roger jogar e empatar o confronto por 3 a 0, nas duplas os catarinenses fizeram 3 a 0 também e por último encerrando o mesmo confronto, Roger fez 3 a1 e fechou a primeira vitória da equipe catarinense.


Já no naipe feminino, as atletas catarinenses são Bruna Costa Alexandre de 14 anos e Natália Santiago Carvalho de 13 anos da EEB Rubens de Arruda Ramos de Criciúma.


As primeiras adversárias foram as amazonenses, com Bruna vencendo a partida por 3 x 0 e Natália fazendo 3 a 2 no segundo. A partida de duplas definiu o placar com 3 a 0 para SC.


Na partida de estréia da equipe feminina Bruna Alexandre foi arrasadora. Como ela é deficiente física (tem o braço direito amputado), as adversárias não acreditaram muito no seu potencial, e já nas primeiras raquetadas sentiram a boa qualidade de seu jogo.


Bruna Costa Alexandre está convocada para a Seleção Brasileira Juvenil que disputa em Bogotá o Parapan-americano da modalidade. A convocação veio após a vitória na Copa Brasil de Tênis de Mesa realizada em São Bernardo do Campo, em agosto, onde a catarinense foi campeã.


Para o técnico Rodrigo Antunes, as chances de SC brigar por medalhas são boas, mas as equipes favoritas são outras. “Os grupos mais fortes são Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e São Paulo em ambos os naipes e nós estamos correndo por fora”, disse o técnico que treina os meninos de Videira.


Na tarde desta quarta-feira SC voltariam a jogar pela segunda rodada. As disputas por equipes encerram na manhã de quinta-feira, dia 17, com a premiação à tarde. Após a premiação iniciam as competições individuais.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Modalidades coletivas iniciam nesta quarta-feira em Poços de Caldas

Basquete, handebol, vôlei e tênis de mesa dão prosseguimento às Olimpíadas Escolares

Na manhã desta quarta-feira, 16/09, iniciam as disputas das modalidades de basquete, handebol, vôlei e tênis de mesa masculino e feminino, válidos pelas Olimpíadas Escolares Brasileiras. A competição iniciou no último dia 11 de setembro em Poços de Caldas, com as disputas das modalidades individuais e prossegue até do dia 20, agora com as competições de quadra.

Santa Catarina está presente em todas as modalidades e vem forte para brigar pelo bicampeonato do basquete feminino com a equipe do CE Chapecó, vencedor do ano passado. Também tem boas chances no basquete masculino, campeão em 2008, embora a equipe deste ano seja do Colégio Evangélico Jaraguá. Também no vôlei feminino, as catarinenses têm um grupo forte e pretendem defender a hegemonia na modalidade, vencida nos dois últimos anos pela equipe do EEB Francisco Mazolla de Nova Trento. Só que este ano as representantes são do Oeste de Santa Catarina com o grupo da EEB Sara Kleinkauf de Guaraciaba.

A primeira equipe a entrar em quadra na manhã desta quarta-feira é o time feminino da EEB Claudino Crestani de Palma Sola que enfrenta às 8h30min o time cearense da escola Anísio Teixeira. À tarde às 15h, é a vez do time masculino de handebol do Colégio São José, enfrentar o Instituto Imaculada Conceição de Minas Gerais, a partir das 15h.

No basquete feminino, a equipe do CE Chapecó faz sua estréia às 16h contra o CE La Salle (AM). Já os meninos do Colégio Evangélico Jaraguá jogam em outro ginásio, às 15h, contra o EE Irene Gomes (MT).

Já o vôlei feminino, a equipe da EEB Sara Kleinkauf de Guaraciaba faz sua primeira participação nas Olimpíadas Escolares às 16h, contra a Escola Geronimo Santana de Rondônia. E o vôlei masculino do EM Erwin Prade de Timbó estréia às 14h contra o CBV de Pernambuco.

Também o tênis de mesa abre suas disputas nesta quarta-feira a partir das 9h com as competições por equipe. No masculino, os representantes são Rafael e Roger da escola Prefeito Waldemar Kleinubing dde Videira, enquanto no feminino, jogam Bruna e Natália da EEB Rubens de Arruda Ramos de Criciúma.

Bruna Costa Alexandre não tem o braço direito, que foi amputado após uma problema de saúde. Ela é destaque da equipe feminina catarinense. Há pouco dias Bruna foi convocada para a Seleção Brasileira Juvenil que disputa em Bogotá o Parapan-americano. A convocação veio após a vitória na Copa Brasil de Tênis de Mesa realizada em São Bernardo do Campo, em agosto, onde a catarinense foi campeã.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Marka empata e se classifica

Aconteceu nesta terça-feira , dia 15 de setembro, às 20:15 h na cidade Santa Cecília – SC, pelo Campeonato Estadual de Futsal 1ª divisão, um jogo entre as equipes do Moitas de Ituporanga – SC (já classificado) e o Marka Bastos / Pinheiro de Lages-SC, que terminou com o Placar de 4 para o Moitas e 4 para o Marka Bastos, empate que classificou para próxima fase a equipe de Lages. A arbitragem ficou a cargo de Oscar Talheiro Cruz e Claudinei Laguna.

O clima do jogo foi muito tenso, com as duas equipes buscando a vitória, muitas faltas e até expulsão. Tudo isso motivado pela rivalidade gerada pelo confronto das duas torcidas. Recentemente o Moitas recebeu a equipe da Marka em Ituporanga, a equipe Lageana levou caravana e torcida organizada, houve briga entre as torcidas e não escapou nem os jornalistas convidados.

No Jogo de volta, em Lages (dia 07 de setembro), com a casa cheia, a torcida do Marka, pressionou gritando palavras de ordem, a segurança era feita por apenas 6 Policiais, com medo de acontecer o que aconteceu lá em Ituporanga, onde a segurança era feita por dois policiais, a equipe do Moitas não entrou em quadra, e o delegado da federação declarou W X O. E sem muita explicação a Federação voltou atras e tirou o mando de campo de Lages e marcou este novo jogo, que aconteceu em Santa Cecília, que até as 15 horas de hoje não estava confirmado.

O Nível do jogo foi muito bom, destaque para os jogadores da equipe de Lages: Correia e Galinho ( artilheiro do estadual com 21 gols) Vale frisar que a segurança aqui foi muito bem feita e o efetivo policial contou com mais de 14 homens. Nenhuma ocorrência foi registrada.

Fonte:www.ceciliense.com.br