terça-feira, 15 de setembro de 2009

Santa Catarina deve superar número de medalhas de 2008 nas Olimpíadas Escolares

Com o término das modalidades individuais, catarinenses somam 19 medalhas


A delegação de Santa Catarina, que disputa às Olimpíadas Escolares Brasileiras em Poços de Caldas, espera superar, em 2009, o número de medalhas conquistadas no ano passado, quando o grupo ganhou 20. Com o término das modalidades individuais no domingo (13), os atletas catarinenses conquistaram um total de 19 medalhas, sendo seis ouros, três pratas e 10 bronzes.


As Olimpíadas Escolares iniciaram suas competições no último dia 11 de Setembro e seguem até o dia 20, em Minas Gerais. De 11 a 13, foram realizadas as disputas das modalidades de atletismo, judô, natação, xadrez e futsal nos naipes masculino e feminino. Já a partir da próxima quarta-feira, 16 de setembro, iniciam as competições coletivas de basquete, handebol e vôlei masculino e feminino. A delegação catarinense viajou para Poços de Caldas com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina e da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e tem coordenação da Fesporte.


O primeiro grupo de 77 atletas catarinenses, que participaram das competições individuais, retornou para casa na noite de domingo, e outros 67 atletas chegaram em Poços de Caldas na manhã desta segunda-feira para as disputas coletivas.


Dos resultados alcançados pelos catarinenses nas modalidades individuais, destaque para as medalhas de ouro no atletismo com Felipe Leal (EEB Paulo Zimmermmann de Rio do Sul) no lançamento do disco, com novo recorde sul-americano escolar com 54,65m; além dos dois ouros de Tamiris de Liz (EAM Carlos Heins Funke de Joinville) nas provas de 250m e 75m e Patrícia Koch (EEB Paulo Zimmermmann de Rio do Sul) nos 80m com barreira. O atletismo catarinense também ganhou três medalhas de bronze com Felipe Leal no arremesso de peso; Êmili Stiz (EEB Prof. Júlio Scheidmantel de Timbó) no salto em altura; Wellington Oliveira (Caic Cacildo Romagnani de Itajaí) no lançamento de dardo.


Na modalidade de judô, os atletas catarinenses conquistaram uma medalha de ouro, uma de prata e cinco de bronze. Ouro para Eduardo Marques (IEE de Flolrianópolis) na categoria médio-médio; prata para Nicole Espíndola (Colégio Castelo de Blumenau) na meio-leve, além dos bronzes de Leonardo Lima (Colégio BJ Santo Antonio de Blumenau) na ligeiro; Lucas Leite (EEB Adolfo Konder de Blumenau) no médio; William Pereira (EEB Aníbal César de Itajaí) na meio-pesado; Roberta Silva e Silva (IEE de Florianópolis) no pesado; e Isadora Lessa (Colégio Raízes de Balenário Camboriú) na ligeiro.


Na natação, SC ganhou medalhas com Gabriela Zimmermann (Colégio Castelo de Blumena) sendo uma prata nos 50m costa e um bronze nos 100m costa; Lucas Silveira (Escola Nª Senhora de Fátima de Florianópolis) bronze nos 50m livre e ainda Caio Gustavo da Silva Santos (Colégio Castelo de Blumenau) bronze nos 50m costa.


Também o xadrez feminino foi medalha de ouro com a atleta Angélica Roberta Passold do Colégio Bom Jesus Santo Antonio de Blumenau, que fechou a disputa com 4,5 pontos vencendo quatro rodadas e empatando uma.

Nenhum comentário: