sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Campeã brasileira de caratê ganha ouro para Itajaí no kata

Cerca de 300 atletas disputam o caratê dos Joguinhos que se encerra no sábado


Ela tem apenas 14 anos, corpo franzino, distribuídos em 1,61 metros de altura, mas a uma garra e currículo de fazer inveja a qualquer esportiva. Seu nome: Thainan Foscarini Shopchaki, de Itajaí, que ganhou as duas primeiras medalhas de ouro no caratê dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina em sua primeira participação na competição em Criciúma.

O feito ocorreu nesta quinta-feira (26) na apresentação do kata individual no Centro de Eventos José Ijair Conti, onde venceu na final Gislaine dos Santos, de Joinville. A segunda medalha de ouro veio na competição por equipes que ganhou juntamente com Jéssica e Camila.

Se o nome é difícil de pronunciar,Thainan Shopchaki, o mesmo não se pode dizer da maneira que ela se apresenta no tatame, uma apresentação aparentemente fácil construída a base de 4 horas de treinamentos diários. Essa dedicação é a responsável por inúmeros títulos ao longo da carreira que começou aos 2 anos de idade, quando o pai, Erico Shopchaki, que é técnico de caratê, a colocou para treinar na sua academia em Camboriú.

De lá pra cá já são 85 medalhas de ouro em campeonatos estaduais, 12 em competições pelo Brasil e três títulos brasileiros, sendo duas medalhas de ouro no kata e uma no kumite. O pai Erico, que sempre acompanha a atleta nas competições, lembra que a primeiro título brasileiro foi conquistado em 2002, em Joinvile, quando Thainan tinha apenas seis anos.

“Ela tem tudo para ser uma grande atleta. Tem biotipo ideal, garra, concentração e força de vontade”, enfatiza o pai coruja e técnico. Além de Thainan, o primeiro dia do caratê nos Joguinhos, na parte da manhã, consagrou também o joinvilense Jonathan Silva, ouro no kata individual.

A modalidade prossegue nesta sexta-feira (27), a partir das 8h, com as disputas no kumite individual masculino e feminino. As lutas serão Centro de Eventos José Ijair Conti. No sábado a modalidade se encerra com a continuação do kumite nos dois naipes e as disputas por equipes.

Antonio Prado

Assessoria de Comunicação da Fesporte

Nenhum comentário: