sexta-feira, 27 de agosto de 2010

CED promove reunião em Criciúma e trás palestrante português

Também foram discutidas questões pertinentes aos Jasc e Comenda

Para falar sobre o “desenvolvimento dos talentos do esporte” o Conselho Estadual de Esporte, CED, com o apoio da Udesc e Fesporte, trouxe a Criciúma o professor Dr. Sidonio Serpa, titular da Universidade Técnica de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana e presidente da Sociedade Internacional de Psicologia do Desporto.

A palestra foi realizada na manhã desta quinta-feira (26/8) no salão nobre do Hotel Merco Plaza e dirigida ao corpo técnico da Fesporte, Conselheiros e técnicos esportivos que estão participando da 23ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina.

O Dr. Serpa abordou temas como o conceito do talento; os fatores que envolvem o jovem; as fórmulas que vão determinar o desenvolvimento do talento como a estrutura das organizações (Federações e Fundações Municipais); as metodologias para desenvolver talentos; o papel das organizações nesse processo (escola, família); e sobre os benefícios e malefícios do treinamento precoce.

O Dr Sidonio encontra-se em Florianópolis graças ao convênio de sua Universidade com a Udesc, onde participa de estudos junto ao laboratório de Desenvolvimento Humano, coordenado pelo professor Doutor Ruy Krebs.

CED escolhe comendadores de 2010

Já na reunião extraordinária do CED que aconteceu após a palestra de Serpa, foi discutida a inclusão do hipismo nos Jogos Abertos e ainda eleitos às personalidades de Santa Catarina que receberão a Comenda do Mérito Esportivo de 2010. Os nomes são: Ivan Ranzolin, Pedro Paulo Machado, Lauro Holzapfel, Edemar de Oliveira Pinto, Paulo Coutinho e ainda o Lira Tênis Clube. Ainda, para a medalha do Gran Mérito Esportivo foram escolhidos Leonel Arcângelo Pavan e Rubens Fachini. A comenda será entregue na segunda quinzena de dezembro.

Na mesma reunião, os 18 conselheiros presentes decidiram pela inclusão do hipismo como modalidade de apresentação no Cinqüentenário dos Jogos Abertos em Brusque. A federação da modalidade há algum tempo pleiteava a entrada na competição, mas ainda não havia cumprido os trâmites legais para tal. Com isso, Brusque terá o hipismo como modalidade de apresentação e as próximas duas edições dos Jasc (2011 e 2012) como modalidade provisória até que seja aprovada e incluída ou rejeitada pelo CED.

Nenhum comentário: