quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Abertura do Cinquentenário dos Jasc mostrará “O sonho de Arthur”

Solenidade será uma homenagem ao criador do evento

Nada de mistério, e sim muitas surpresas bonitas para o público, autoridades e desportistas que comparecerem nesta quinta-feira (9), na Arena de Brusque, às 19h30min, para a primeira atividade da edição Cinquentenária dos Jogos Abertos de Santa Catarina. A promessa é de Adalberto Ghislandi, presidente da comissão técnica da solenidade de abertura. Para a montagem desta festa “que vai mexer com a emoção de todos”, ele utilizou toda a sua experiência de 25 anos como coreógrafo e bailarino de dança contemporânea e da participação no cerimonial dos Jogos Abertos de 2000 em Brusque.

O tema da parte artística é “O Sonho de Arthur”, cujo personagem envolverá os presentes no clima da criação dos Jogos Abertos. “Teremos momentos bonitos e de muito significado para quem acompanhou seu Arthur Schlosser, em 1960, na criação dos Jogos, sem esquecer do público em geral”. Serão lembrados em coreografias especiais os parceiros de Arthur, Rubens Fachini, Orlando Muller (o Pipoca) e Manfredo Hoffmann

Desde o último domingo, dezenas de técnicos estão trabalhando na montagem da solenidade. Além da iluminação, que será um show a parte, a abertura oficial, segundo Adalberto, ficará marcada na história da competição. Cerca de 380 figurantes contarão a história dos 50 anos dos Jogos Abertos de Santa Catarina e de seu idealizador.

Bailarinos, músicos, voluntários e crianças iniciaram os ensaios em março deste ano e estão todos prontos para emocionar o público, destaca Adalberto, exemplificando: “No segmento intitulado - O sonho do arauto - serão lembrados também aqueles que fizeram dos Jogos Abertos uma escola e que se transformaram em atletas de competições internacionais”.

Além do cerimonial que envolve discursos, hasteamento de bandeiras e declaração de abertura oficial pelo presidente da Fesporte, Pedro Lopes, haverá o desfile de atletas, a condução da tocha e o acendimento da pira olímpica pelo ciclista Soelito Ghor e pela jogadora de voleibol, Kika Bado. O juramento do atleta será feito pelo bolonista brusquense Agostinho Boing. Adalberto Ghislandi calcula em mais ou menos duas horas a duração de toda a solenidade. Entre os convidados especiais estará o jogador Zico, amigo pessoal de Rubens Fachini.

Central de Imprensa da Fesporte

Mário Medaglia

Nenhum comentário: