sábado, 18 de setembro de 2010

Divisão Especial do futsal pode mudar em 2011

Título antecipado para Jaraguá tirou um pouco do brilho da última rodada

O futsal masculino da Divisão Especial terminou neste sábado pela manhã na Arena de Brusque. Jaraguá do Sul conquistou invicta, o sexto título em Jogos Abertos e desta vez com duas rodadas de antecedência. Florianópolis, campeã do ano passado, ficou em segundo lugar após derrotar Concórdia no último jogo por 2 a 1 e superar Tubarão no desempate pelo número de gols sofridos.

Na Primeira Divisão aconteceu a novidade com o título inédito para Capivari de Baixo e o vice para Blumenau. Ambas ganharam o acesso para a Divisão Especial de 2011, em Criciúma, enquanto Chapecó e São Miguel foram rebaixadas.

A disputa em duas divisões aconteceu pela primeira vez nos Jogos Abertos de Timbó/Pomerode/Indaial em 2004. O presidente da Federação Catarinense de Futsal, João Carlos de Souza, não lembra porque a experiência não foi repetida, mas acha que em Brusque o sistema agradou. “Apareceram boas equipes novas como Capivari de Baixo que acabou campeã e subiu”.

João Carlos só tem dúvidas quanto à fórmula adotada para a Divisão Especial com o turno único de seis equipes. Com o título antecipado para Jaraguá, a última rodada perdeu muito do seu interesse, a não ser pela disputa pelo vice entre Florianópolis e Tubarão. “Uma opção seria duas chaves de três equipes. Dá problema, é perigoso. Melhor é a tabela dirigida”, entende ele.

O assunto que será levado pela Federação à Fesporte. Jorge Lecian, técnico de Florianópolis, vê o mesmo problema apontado por João Carlos. “O título para Jaraguá foi merecido. Mas sem dúvida a tabela dirigida é traz mais motivação e pode ser a solução para os próximos Jogos Abertos”

Para Dárcio de Saules, da Gerência de Rendimento da Fesporte, a sugestão é boa e já está em estudos pela sua área. “Desde que não mexa no formato da modalidade, não há problema. Estamos estudando o assunto a partir das sugestões apresentadas. Por enquanto não temos nada definido, mas é bem provável que adotemos a tabela dirigida para o futsal”.

Central de Imprensa Fesporte

Mário Medaglia

Nenhum comentário: